PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DA REESCRITA DE CONTOS TRADICIONAIS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7840 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1002 "inscrito_id" => 3309 "titulo" => "PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DA REESCRITA DE CONTOS TRADICIONAIS" "resumo" => "Este trabalho tem como propósito apresentar como deve ser trabalhada em sala de aula uma sequência didática na disciplina de Língua Portuguesa tendo como base a reescrita de textos nos anos iniciais do Ensino Fundamental e como eixo norteador os contos de fadas como forma de contribuir para despertar nos alunos o prazer pela leitura e escrita, bem como, contribuir para a melhoria das ações didático-pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. Nesse sentido, o referido trabalho objetiva refletir junto aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental sobre como a leitura e a escrita contribui para que estes possam usar adequadamente a linguagem nas práticas sociais para que se tornem leitores assíduos e bons produtores de textos. Para fins deste estudo, foram levadas em consideração as contribuições teóricas de Bezerra (2001), Travaglia (2008) e Leandro (2011). Quanto aos aspectos metodológicos, se refere a uma pesquisa de nível bibliográfica e explicativa, de natureza qualitativa. Em suma, ao ser aplicada a referida sequência didática, espera-se que o professor ao trabalhar com a leitura e a escrita possa estar contribuindo para a formação dos alunos e possa exercer a função de educador atuando em sala de aula ou fora dela, de forma autônoma e dinâmica, tendo em mente que o conhecimento nunca está completo e deve ser construído no dia a dia, na busca por uma educação qualitativa, só assim se terá um profissional capaz de se adequar as exigências desse mundo plural e tecnológico, se apresentando bem, principalmente, aos olhos dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, CONTOS TRADICIONAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_14_59_58_idinscrito_3309_1e348e36ee080e686d2b12c60225b2af.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILENE ARAÚJO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "EDILENE" "autor_email" => "edilene2santos@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7840 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1002 "inscrito_id" => 3309 "titulo" => "PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DA REESCRITA DE CONTOS TRADICIONAIS" "resumo" => "Este trabalho tem como propósito apresentar como deve ser trabalhada em sala de aula uma sequência didática na disciplina de Língua Portuguesa tendo como base a reescrita de textos nos anos iniciais do Ensino Fundamental e como eixo norteador os contos de fadas como forma de contribuir para despertar nos alunos o prazer pela leitura e escrita, bem como, contribuir para a melhoria das ações didático-pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. Nesse sentido, o referido trabalho objetiva refletir junto aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental sobre como a leitura e a escrita contribui para que estes possam usar adequadamente a linguagem nas práticas sociais para que se tornem leitores assíduos e bons produtores de textos. Para fins deste estudo, foram levadas em consideração as contribuições teóricas de Bezerra (2001), Travaglia (2008) e Leandro (2011). Quanto aos aspectos metodológicos, se refere a uma pesquisa de nível bibliográfica e explicativa, de natureza qualitativa. Em suma, ao ser aplicada a referida sequência didática, espera-se que o professor ao trabalhar com a leitura e a escrita possa estar contribuindo para a formação dos alunos e possa exercer a função de educador atuando em sala de aula ou fora dela, de forma autônoma e dinâmica, tendo em mente que o conhecimento nunca está completo e deve ser construído no dia a dia, na busca por uma educação qualitativa, só assim se terá um profissional capaz de se adequar as exigências desse mundo plural e tecnológico, se apresentando bem, principalmente, aos olhos dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, CONTOS TRADICIONAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_14_59_58_idinscrito_3309_1e348e36ee080e686d2b12c60225b2af.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILENE ARAÚJO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "EDILENE" "autor_email" => "edilene2santos@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }