LEITURA MULTIMODAL NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7454 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 318 "inscrito_id" => 3678 "titulo" => "LEITURA MULTIMODAL NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "O presente trabalho tem respaldo na concepção de letramento sob a ótica da multimodalidade. Parte-se da problemática de que, ao enfrentar o desafio de ler em outra língua, o aluno se depara com textos que comunicam ideologias, por vezes, envolvendo um complexo emaranhado de linguagem verbal e não verbal, como imagens, cores, elementos sonoros e gráficos. Considera-se a concepção da multimodalidade proposta por Kern (2009), de que a leitura em língua estrangeira é um desafio significante para estudantes, sobretudo, quando os textos são situados em contextos reais de circulação, em que não tenham sido produzidos para fins didático-pedagógicos, mas sim, para cumprirem as funções sociais a que se destinam. Com base em estudiosos tais como Kress e Van Leeuwen (2001), Dionisio e Vasconcelos (2013) e Santos (2008), compreende-se que a multimodalidade permite a amplitude de significações por meio da semiótica, favorecendo construção cognitiva e senso crítico do aluno. Assim, objetiva-se refletir sobre práticas de letramento com ênfase à pluralidade nas práticas sociais e nos usos da linguagem. De modo específico, objetiva-se verificar o ensino de Língua Inglesa pela leitura multimodal. Assim, justifica-se pela pedagogia inclusiva das diferentes práticas, textos, gêneros, linguagens e variedades; bem como pela importância teórico-aplicada de ter promovido uma situação real de ensino/ aprendizagem, em que alunos, de uma turma do 7º ano, de uma Escola Estadual da cidade de Campina Grande-PB, tiveram contato com práticas de letramentos através de leitura multimodal. Conclui-se que o ensino pela leitura multimodal leva a compreender que o contato com diversos textos desenvolve habilidades para agir conforme cada situação constituída pela linguagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "LEITURA MULTIMODAL., ENSINO., LÍNGUA INGLESA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_01_08_2014_10_31_09_idinscrito_3678_e02de4f3fa284a54f04805e1a907ba06.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLARA REGINA RODRIGUES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "CLARA" "autor_email" => "clararegina.r.s@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7454 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 318 "inscrito_id" => 3678 "titulo" => "LEITURA MULTIMODAL NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "O presente trabalho tem respaldo na concepção de letramento sob a ótica da multimodalidade. Parte-se da problemática de que, ao enfrentar o desafio de ler em outra língua, o aluno se depara com textos que comunicam ideologias, por vezes, envolvendo um complexo emaranhado de linguagem verbal e não verbal, como imagens, cores, elementos sonoros e gráficos. Considera-se a concepção da multimodalidade proposta por Kern (2009), de que a leitura em língua estrangeira é um desafio significante para estudantes, sobretudo, quando os textos são situados em contextos reais de circulação, em que não tenham sido produzidos para fins didático-pedagógicos, mas sim, para cumprirem as funções sociais a que se destinam. Com base em estudiosos tais como Kress e Van Leeuwen (2001), Dionisio e Vasconcelos (2013) e Santos (2008), compreende-se que a multimodalidade permite a amplitude de significações por meio da semiótica, favorecendo construção cognitiva e senso crítico do aluno. Assim, objetiva-se refletir sobre práticas de letramento com ênfase à pluralidade nas práticas sociais e nos usos da linguagem. De modo específico, objetiva-se verificar o ensino de Língua Inglesa pela leitura multimodal. Assim, justifica-se pela pedagogia inclusiva das diferentes práticas, textos, gêneros, linguagens e variedades; bem como pela importância teórico-aplicada de ter promovido uma situação real de ensino/ aprendizagem, em que alunos, de uma turma do 7º ano, de uma Escola Estadual da cidade de Campina Grande-PB, tiveram contato com práticas de letramentos através de leitura multimodal. Conclui-se que o ensino pela leitura multimodal leva a compreender que o contato com diversos textos desenvolve habilidades para agir conforme cada situação constituída pela linguagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "LEITURA MULTIMODAL., ENSINO., LÍNGUA INGLESA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_01_08_2014_10_31_09_idinscrito_3678_e02de4f3fa284a54f04805e1a907ba06.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLARA REGINA RODRIGUES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "CLARA" "autor_email" => "clararegina.r.s@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }