ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS COMPREENSÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE A LITERATURA INFANTIL NEGRA. METODOLOGICAMENTE, A PESQUISA PARTE DE UMA PERSPECTIVA QUALITATIVA, CONFIGURANDO-SE EM UM ESTUDO DE CAMPO. FOI DESENVOLVIDO UM CURSO NA CIDADE DE SÃO JOÃO DO SABUGI, INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE. AS DOCENTES RESPONDERAM A UM QUESTIONÁRIO E SUAS RESPOSTAS FORAM ANALISADAS AQUI. RESPALDAMO-NOS NOS ESTUDOS DE AMARILHA (2009), COMPAGNON (2009) E ECO (1994) PARA DISCUTIR LITERATURA; SOBRE A CULTURA NEGRA, DIALOGAMOS COM GOMES (2003; 2012), SILVA (2014) E ALMEIDA (2018); E, PARA A LITERATURA INFANTIL NEGRA, UTILIZAMOS AS REFLEXÕES DE CAMPOS (2016). O ESTUDO EVIDENCIOU QUE AS COMPREENSÕES DE LITERATURA DAS PROFESSORAS DIALOGAM ATÉ CERTO PONTO COM O REFERENCIAL TEÓRICO, APESAR DE NÃO APRESENTARAM UMA METODOLOGIA SÓLIDA PARA A LEITURA DE LITERATURA EM SALA DE AULA. QUANDO SE TRATA DE CULTURA NEGRA, OS ENTENDIMENTOS DAS PROFESSORAS SE BASEIAM EM SUAS EXPERIÊNCIAS DO COTIDIANO COM OS ELEMENTOS DESSA CULTURA. POR FIM, ALGUMAS COMPREENSÕES DAS PROFESSORAS SOBRE A LITERATURA INFANTIL NEGRA DIALOGAM COM AS DISCUSSÕES TEÓRICAS, PORÉM AINDA HÁ UMA FOLCLORIZAÇÃO DESTE TEXTO LITERÁRIO, ALÉM DE REDUZI-LO COM O PRETEXTO DE ENSINAR OUTROS CONTEÚDOS. TAMBÉM FOI EVIDENCIADA A LIMITAÇÃO NO REPERTÓRIO LITERÁRIO DAS DOCENTES, INCLUÍDA, SOBRETUDO, A LITERATURA NEGRA. PORTANTO, COMPREENDEMOS A NECESSIDADE DE QUE SEJAM INVESTIDOS ESFORÇOS EM FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES A FIM DE GARANTIR UMA PRÁTICA DE QUALIDADE COM A LITERATURA INFANTIL NEGRA NO AMBIENTE ESCOLAR.