OS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO CONSISTEM NA INDISSOCIABILIDADE DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL COM O ENSINO GERAL, COM ISSO É DESAFIADOR ARTICULAR A COMPETÊNCIA TÉCNICA E CIENTÍFICA COM A FORMAÇÃO CIDADÃ. NESSE CENÁRIO, MUITAS VEZES O CONTEÚDO DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA TEM POUCO SIGNIFICADO TÉCNICO, ALÉM DE TER UMA COMPLEXIDADE ABSTRATA QUE, ALIADA A UMA ABORDAGEM TRADICIONAL, TEM CONTRIBUÍDO NO BAIXO INTERESSE DO ALUNO. POR ISSO, ADOTAR UMA PROPOSTA DIDÁTICA QUE TORNA O ALUNO UM SER ATIVO COM A INCLUSÃO DAS ARTES CÊNICAS, CONSISTE EM UMA TENTATIVA DE DESPERTAR O INTERESSE PELA CIÊNCIA. O BIOTHEATRUM VEM SENDO UTILIZADO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA OS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO DO IFRN CAMPUS PARNAMIRIM, DOS CURSOS DE INFORMÁTICA E MECATRÔNICA, COM O TEMA CENTRAL DE ECOLOGIA. O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO ENVOLVEU OITO FASES, COMO: APRESENTAÇÃO DO PROJETO ÀS TURMAS, COMPOSIÇÃO DOS GRUPOS, SORTEIO DE TEMAS, REUNIÕES PERIÓDICAS COM PROFESSORES E DIRETORES, ENTREGA DOS CROQUIS, PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DAS PEÇAS, ENSAIOS E APRESENTAÇÃO DAS PEÇAS, COM UMA ENTREGA DE ESTATUETAS PARA DETERMINADAS CATEGORIAS. POSTERIOR À APRESENTAÇÃO DAS PEÇAS, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DO PROJETO. COM RELAÇÃO AO PROCESSO METODOLÓGICO ADOTADO, CERCA DE 81% DOS DISCENTES AFIRMARAM QUE FOI SUFICIENTE E SATISFATÓRIO. ESSE RESULTADO INDICA UMA INICIATIVA POSITIVA NA FORMA NÃO CONVENCIONAL DE ENSINO E QUE O TEATRO É UMA ATIVIDADE PRAZEROSA, INTERATIVA, DINÂMICA E DIVERTIDA, CAPAZ DE AMPLIAR AS PERSPECTIVAS DOS ALUNOS COM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA.