O PRESENTE ARTIGO FOI ELABORADO A PARTIR DA PESQUISA DE MESTRADO DA AUTORA E TEM COMO TEMA DE ESTUDO O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAS E A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR, QUE VISOU INVESTIGAR QUAIS PRÁTICAS DOCENTES PODEM SER ESTABELECIDAS PARA UMA PROPOSTA CURRICULAR, EM QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS SEJA COMPONENTE ARTICULADOR DE TEORIAS E PRÁTICAS CIENTÍFICAS QUE AMPLIEM VISÕES DE MUNDO FAVORECENDO A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS ATIVOS E CRÍTICOS. PARA FUNDAMENTAR ESTE TRABALHO FORAM TRAZIDAS AS CONTRIBUIÇÕES DE ALGUNS AUTORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS COMO KRASILCHIK (2000); NA ÁREA DE CURRÍCULO, LOPES E MACEDO (2002), SACRISTÁN (2000), NO QUE DIZ RESPEITO A DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS NATURAIS, GERALDO (2009) E PARA FALAR DE PRÁTICA EDUCATIVA, FORAM TRAZIDAS AS CONSIDERAÇÕES DE ZABALA (1998). O CAMPO DE ESTUDO FOI UMA ESCOLA NA CIDADE DE PAÇO DO LUMIAR, MARANHÃO E A METODOLOGIA FOI DO TIPO DE PESQUISA PARTICIPANTE. ESTA PESQUISA MOSTRA QUAL CONCEPÇÃO DE ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS SUBJAZE A PRÁTICA EDUCATIVA DOS SUJEITOS DA PESQUISA E MOSTRA A PARTIR DOS ESTUDOS DE AUTORES CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO ESCOLAR; ALÉM DAS CONTRIBUIÇÕES DE AUTORES SOBRE METODOLOGIAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS, E AINDA A CONCEPÇÃO DE PRÁTICA EDUCATIVA NO INTUITO DE APRESENTAR UM CAMINHO TEÓRICO-METODOLÓGICO CAPAZ DE INSPIRAR O TRABALHO DOCENTE.