A AMBIENTALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA SE FAZ PRESENTE NA REALIDADE DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR E SE MOSTRA COMO UM NOVO DESAFIO A SER ENFRENTADO ARTICULANDO-SE OS EIXOS GESTÃO, CURRÍCULO E ESPAÇOS AMBIENTALMENTE RESPONSÁVEIS. EXISTE CERTO DISTANCIAMENTO ENTRE AS AÇÕES DE GESTÃO AMBIENTAL E O DELAS CONHECIMENTO PELA COMUNIDADE ACADÊMICA. O ARTIGO APRESENTADO SE REFERE A UMA PESQUISA SOBRE OS PROCESSOS DE AMBIENTALIZAÇÃO REALIZADA POR ALUNOS DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO NA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ECOLOGIA 2019/1. OS ALUNOS IDENTIFICARAM AÇÕES E PLANEJAMENTOS SOBRE GESTÃO AMBIENTAL DA UNIVERSIDADE ATRAVÉS DA PESQUISA EM DOCUMENTOS OFICIAIS, ENTREVISTAS E VIVÊNCIAS, E PRODUZIRAM RELATÓRIOS E BANNERS VIRTUAIS PARA DIVULGAÇÃO DA PESQUISA E DAS AÇÕES DA UFRPE. OS EIXOS PESQUISADOS FORAM ÁGUA; RESÍDUOS; MOBILIDADE E TRANSPORTE; EXTENSÃO, PESQUISA E ENSINO, LOGÍSTICA REVERSA; MATERIAIS; SOLOS E BIODIVERSIDADE E ENERGIA. MUITO MAIS DO QUE AVALIAR AS AÇÕES DE GESTÃO AMBIENTAL, O OBJETIVO MAIOR DA ATIVIDADE DE PESQUISA FOI POR EM PRÁTICA O CARÁTER PEDAGÓGICO DOS PROCESSOS DE AMBIENTALIZAÇÃO PODEM ENVOLVER, APROXIMANDO A ESSAS AÇÕES DOS ALUNOS. OUTRO OBJETIVO DA PESQUISA FOI ARTICULAR A DIMENSÃO DE RESPONSABILIDADE AMBIENTAL COM A FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.