ESTA PESQUISA FOI MOTIVADA PELA OBSERVAÇÃO DA FALTA DE ENSINO E USO DE MAPA DE RISCO AMBIENTAL NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. CONSIDERAM-SE SITUAÇÕES DE RISCOS AMBIENTAIS “NORMAIS” EM VÁRIAS ESCOLAS PÚBLICAS, TAIS COMO: FIAÇÃO ELÉTRICA EXPOSTA, VENTILADORES DE TETO QUASE CAINDO, LÂMPADAS QUEIMADAS E NÃO SUBSTITUÍDAS, ENTRE OUTRAS, PORÉM, ESTAS SITUAÇÕES POSSIBILITAM PREJUÍZOS TANTO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM QUANTO AOS RISCOS E DANOS À SAÚDE DOS ENVOLVIDOS NO AMBIENTE ESCOLAR. POR ISSO, TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO CONTRIBUIR COM UM ESTUDO QUE POSSIBILITE A REFLEXÃO DO ENSINO E DA UTILIZAÇÃO DE MAPAS DE RISCOS AMBIENTAIS NAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, COLABORANDO PARA A PREVENÇÃO E REDUÇÃO DE ACIDENTES, BEM COMO PARA ORIENTAÇÃO DE COMO AGIR EM SITUAÇÕES DE DESASTRES ORIUNDOS DA NATUREZA. A METODOLOGIA EMPREGADA FOI À PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E EXPLORATÓRIA COM ABORDAGEM QUALITATIVA. CONCLUIU-SE QUE O USO DO MAPA DE RISCO NA ESCOLA É EXTREMAMENTE RELEVANTE DEVIDO COLABORAR COM INFORMAÇÕES QUE PODEM REDUZIR, ELIMINAR E PREVENIR DIVERSOS ACIDENTES RESULTANTES DE ATOS INSEGUROS OU CONDIÇÕES INSEGURAS, BEM COMO, ESTE PROCESSO FORMATIVO NA ESCOLA POSSIBILITARÁ AO FUTURO TRABALHADOR O HÁBITO DE USAR EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO, SEJA INDIVIDUAL OU COLETIVO.