A EDUCAÇÃO INFANTIL É UMA ETAPA ESCOLAR INDISPENSÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E MOTOR DAS CRIANÇAS, CARACTERIZANDO-SE COMO A BASE DO ENSINO. PORTANTO É IMPORTANTE QUE NESSA FASE SEJAM CONTEMPLADOS CONHECIMENTOS QUE SERÃO VALOROSOS DURANTE TODA A VIDA ESTUDANTIL E SOCIAL DO ALUNO, BEM COMO SE TORNEM CIENTES DO COMPORTAMENTO DE CIDADÃOS CRÍTICO E REFLEXIVO PARA ATUAÇÃO NA SOCIEDADE. NESTE PERCURSO, A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SE FAZ ESSENCIAL PARA EFETIVAR ESTE PROCESSO EDUCATIVO. DIANTE DISSO, ESSA PESQUISA RELATA AS VIVÊNCIAS DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA TURMA DE INFANTIL 5 COM TEMÁTICAS DE CIÊNCIAS OCORRIDAS EM 3 MOMENTOS DO PLANO DE AULA: CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, RODA DE CONVERSA E ATIVIDADES ESCRITAS E ORAIS DE CIÊNCIAS, DEMONSTRANDO COMO ESSA DISCIPLINA ESTÁ LIGADA AO COTIDIANO DOS ALUNOS E COMO OS MESMO DESPERTAM PARA ESSES SABERES ATRAVÉS DA LUDICIDADE E DA CONTEXTUALIZAÇÃO, ALÉM DE RESSALTAR QUE O PROFESSOR EXERCE IMPORTANTE INFLUÊNCIA EM COMO OS ALUNOS VÃO TRATAR ESSES CONHECIMENTOS E IRÃO ADENTRÁ-LOS EM SUA VIDA SOCIAL E PESSOAL, SENSIBILIZANDO-SE PARA PROBLEMAS AMBIENTAIS E APRENDENDO A REALIZAR PEQUENOS HÁBITOS QUE FAZEM A DIFERENÇA.