O AUMENTO QUANTITATIVO OCORRIDO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS NO ENSINO SUPERIOR TEM DEMANDADO UM NOVO PERFIL DOS DOCENTES, QUE SÃO DESAFIADOS TANTO PARA GARANTIR ÀS EXIGÊNCIAS CURRICULARES, COMO A TER UM NOVO OLHAR NO QUE DIZ RESPEITO AOS PROCEDIMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS. O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA COMPREENDER, A PARTIR DE UMA REVISÃO DE LITERATURA E ANÁLISE DOCUMENTAL, OS CAMINHOS PERCORRIDOS E OS DESAFIOS AINDA INERENTES RELACIONADOS À ATUAÇÃO DIDÁTICA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR. COMO MÉTODO INICIAL DE COLETA E POSTERIOR ANÁLISE, PARA O PRESENTE ESTUDO, REALIZOU-SE LEVANTAMENTO POR MEIO DE LIVROS E PERIÓDICOS QUE TRATAM SOBRE A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E A DIDÁTICA COMO ÁREA NORTEADORA DE UMA PRÁTICA SOCIAL. ESTE ESTUDO CONCLUIU QUE É PRECISO PERCEBER A DIDÁTICA COMO ELEMENTO DINÂMICO, HISTÓRICO E SOCIAL, E TRANSCENDER DEFINITIVAMENTE SEU CARÁTER MERAMENTE INSTRUMENTAL E PRESCRITIVO, SOBRETUDO A PARTIR DE FORMAÇÕES CONTÍNUAS PARA O FLUXO EXERCÍCIO DE REPENSAR AS EXPERIÊNCIAS, PARTINDO DO CONTEXTO VIVIDO E SEUS SUJEITOS.