DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: CAMINHOS E DESAFIOS DA DIDÁTICA
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O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA COMPREENDER, A PARTIR DE UMA REVISÃO DE LITERATURA E ANÁLISE DOCUMENTAL, OS CAMINHOS PERCORRIDOS E OS DESAFIOS AINDA INERENTES RELACIONADOS À ATUAÇÃO DIDÁTICA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR. COMO MÉTODO INICIAL DE COLETA E POSTERIOR ANÁLISE, PARA O PRESENTE ESTUDO, REALIZOU-SE LEVANTAMENTO POR MEIO DE LIVROS E PERIÓDICOS QUE TRATAM SOBRE A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E A DIDÁTICA COMO ÁREA NORTEADORA DE UMA PRÁTICA SOCIAL. ESTE ESTUDO CONCLUIU QUE É PRECISO PERCEBER A DIDÁTICA COMO ELEMENTO DINÂMICO, HISTÓRICO E SOCIAL, E TRANSCENDER DEFINITIVAMENTE SEU CARÁTER MERAMENTE INSTRUMENTAL E PRESCRITIVO, SOBRETUDO A PARTIR DE FORMAÇÕES CONTÍNUAS PARA O FLUXO EXERCÍCIO DE REPENSAR AS EXPERIÊNCIAS, PARTINDO DO CONTEXTO VIVIDO E SEUS SUJEITOS. ◀O AUMENTO QUANTITATIVO OCORRIDO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS NO ENSINO SUPERIOR TEM DEMANDADO UM NOVO PERFIL DOS DOCENTES, QUE SÃO DESAFIADOS TANTO PARA GARANTIR ÀS EXIG ▶" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE UNIVERSITÁRIA, IDENTIDADE DOCENTE, FORMAÇÃO CONTÍNUA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "PROPOSTA_EV127_MD4_ID9996_30082019130740.pdf" "created_at" => "2020-06-12 14:45:49" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TACIANA ROBERTA CORREIA CORDEIRO DE ALENCAR" "autor_nome_curto" => "TACIANA" "autor_email" => "taciana.alencar@upe.br" "autor_ies" => "UPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vi-conedu---vol-1" "edicao_nome" => "VI CONEDU - Vol 1" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2019/ebook1" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5efa4e536aec5_29062020172555.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-06-12 14:42:08" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [▶ "id" => 65356 "edicao_id" => 124 "trabalho_id" => 553 "inscrito_id" => 9996 "titulo" => "DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: CAMINHOS E DESAFIOS DA DIDÁTICA" "resumo" => "O AUMENTO QUANTITATIVO OCORRIDO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS NO ENSINO SUPERIOR TEM DEMANDADO UM NOVO PERFIL DOS DOCENTES, QUE SÃO DESAFIADOS TANTO PARA GARANTIR ÀS EXIGÊNCIAS CURRICULARES, COMO A TER UM NOVO OLHAR NO QUE DIZ RESPEITO AOS PROCEDIMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS. 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Como elaborar processos avaliativos que valorize as aprendizagens? Os índices educacionais (brasileiros e internacionais) comprovam que, apesar dos esforços em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, há ainda muito que se fazer para além de manter crianças nas escolas. Estar presente na sala de aula sem que seja criado um espaço de aprendizagem implica somente numa presença física onde o aluno não vê sentido no fazer pedagógico. 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A publicação está pautada na discussão sobre os aspectos relacionados à avaliação da educação passando pela educação básica, o ensino superior e a pós-graduação. <br />\r\n ◀ A coletânea “Avaliação: Processos e Políticas”, publicada em 3 volumes, reúne artigos vinculados &ag ▶ Os índices educacionais (brasileiros) comprovam que, apesar dos esforços em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, há ainda muito que se fazer para além de manter as crianças nas escolas. Estar presente na sala de aula, sem que seja criado um espaço de aprendizagem, implica somente numa presença física, onde o aluno não vê sentido no fazer pedagógico. Neste cenário, destacam-se, ainda, os direcionamentos implicados nos processos de avaliação em diferentes segmentos da Educação.<br />\r\n ◀ Os índices educacionais (brasileiros) comprovam que, apesar dos esforços em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionai ▶ A avaliação envolve os processos de ensino e aprendizagem na escola de educação básica, os parâmetros das avaliações em larga escala, o acesso ao ensino superior e a avaliação qualificada da pós-graduação direcionando a produção do conhecimento. As discussões estão situadas em torno dos instrumentos, processos e implicações que a avaliação tem para os sujeitos, os índices e a produção do conhecimento. Observa-se que, na maioria das vezes, a avaliação serve para apontar a insuficiência de rendimentos dos alunos, em que a qualidade fica expressa nos indicadores educacionais. Por esse modelo, os instrumentos avaliativos são postos a serviço de apontar a não-qualidade educacional, a partir de seus resultados numéricos. <br />\r\n ◀ A avaliação envolve os processos de ensino e aprendizagem na escola de educação básica, os parâmetr ▶ Novos direcionamentos para pensar a avaliação podem pautar-se, por exemplo, em estratégias colaborativas em que a qualidade não esteja expressa exclusivamente em números, mas em um sistema formativo que envolva as diferentes etapas dos processos de ensino e aprendizagem até a chegada à avaliação. 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Somado a isso, esperamos que essa publicação aproxime as produções de profissionais de diferentes instituições do país e do Mercosul, amplie as redes de conhecimento e trocas interinstitucionais.<br />\r\n ◀ Os artigos que compõem cada volume destacam, também, a importância do protagonismo docente para a melhoria das prá ▶ <br />\r\n <br />\r\n <strong>Paula Almeida de Castro<br />\r\n Coordenadora do Congresso Nacional de Educação</strong> """ "apresentacao" => null "organizadores" => "Paula Almeida de Castro" "conselho_editorial" => """ Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n Eduardo Gomes Onofre - UEPB<br />\r\n Francisca Geny Lustosa - UFCE<br />\r\n Juarez Nogueira Lins - UEPB<br />\r\n Laércia Maria Bertulino de Medeiros - UEPB<br />\r\n Luis Paulo Cruz Borges - UERJ<br />\r\n Marcelo Gomes Germano - UEPB<br />\r\n Margareth Maria de Melo - UEPB<br />\r\n Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n Roberto Kennedy Gomes Franco - UNILAB<br />\r\n Sandra Maciel de Almeida - UFF<br />\r\n Tânia Serra Azul Machado Bezerra - UECE<br />\r\n Thiago Luiz Alves dos Santos - UERJ<br />\r\n Walcéa Barreto Alves - UFF """ "ficha_catalografica" => "5efb111799776_30062020071655.pdf" "arquivo" => "150720201606_E-BOOK-1--VI-CONEDU.pdf" "arquivo_alterado" => 0 "ano_publicacao" => 2020 "created_at" => "2020-06-15 12:59:35" "updated_at" => "2022-02-23 11:08:06" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [▶ "id" => 53 "edicao_id" => 124 "codigo" => "978-65-86901-07-8" "capa" => "5ef5f607768ec_26062020102007.jpg" "titulo" => "VI CONEDU - Vol 1" "prefacio" => """ <strong>Avaliação: Processos e Políticas<br />\r\n <br />\r\n Prefácio</strong><br />\r\n <br />\r\n A coletânea “Avaliação: Processos e Políticas”, publicada em 3 volumes, reúne artigos vinculados às temáticas dos grupos de trabalho do Congresso Nacional de Educação. 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