ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR OS PROCEDIMENTOS DE ENSINO UTILIZADOS PELOS PROFESSORES COLABORADORES NAS ESCOLAS NO CAMPO DE ESTÁGIO. É NECESSÁRIO DESTACAR QUE A APRENDIZAGEM ESTÁ RELACIONADA AOS MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS, E, QUE DEVE SER LEVADO EM CONSIDERAÇÃO FATORES COMO: IDADE, PERSONALIDADE, CAPACIDADE DE COMPREENSÃO, GRAU DE ENVOLVIMENTO ENTRE OUTROS. QUANTO À ABORDAGEM METODOLÓGICA, UTILIZOU-SE O MÉTODO QUALITATIVO. COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO A 36 ALUNOS DO CURSO DE LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA DA UERN – CAMPUS CENTRAL. A BASE TEÓRICA ESTÁ FUNDAMENTADA EM ZABALZA (2014) PERRENOUD (2016), TARDIF (2014), SCARPATO (2004), ENTRE OUTROS. PORTANTO, A ANÁLISE DOS DADOS REALIZOU-SE TENDO COMO APORTE A TEORIA ESTUDADA. FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE A AULA EXPOSITIVA, É O PROCEDIMENTO MAIS UTILIZADO. PARA ALGUMAS PESSOAS, ESSE PROCEDIMENTO É CONSIDERADO DESFAVORÁVEL POR CENTRALIZAR O ENSINO NA FIGURA DO PROFESSOR E, NÃO EXIGE PREPARO POR PARTE DO ALUNO. E, ÁS VEZES A AULA ATENDE A UM PEQUENO GRUPO, TENDO EM VISTA QUE A MAIORIA NÃO ACOMPANHA O NÍVEL EXPOSTO, PORTANTO, TORNANDO-SE CANSATIVO E MONÓTONO. O ÊXITO OU FRACASSO DA AULA EXPOSITIVA DEPENDERÁ DA HABILIDADE DO PROFESSOR EM DELA SE UTILIZAR. NO ENTANTO, HÁ UMA DIVERSIDADE DE PROCEDIMENTOS COM OS QUAIS O ENSINO APRENDIZAGEM TORNA-SE MAIS SIGNIFICATIVO TANTO PARA O PROFESSOR QUANTO PARA O ALUNO TAIS COMO: DEBATE, DRAMATIZAÇÃO, ENSINO COM PESQUISA, ENSINO POR PROJETO, ESTUDO DE CASO, ESTUDO DIRIGIDO, SEMINÁRIO, SOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ENTRE OUTROS. COMO TAMBÉM, FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO UTILIZADAS COM O AUXÍLIO DA INTERNET.