O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO PROGRAMA DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA BOLSA FAMÍLIA (PBF) NO BRASIL, APONTANDO OS ASPECTOS CENTRAIS PARA A SUA EMERSÃO NO PAÍS, DESTACANDO AS CONDICIONALIDADES PROPOSTAS PELO PROGRAMA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO E DA SAÚDE. BEM COMO, APONTAR OS ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DO PROGRAMA NO COTIDIANO DOS ALUNOS (AS) BENEFICIÁRIOS QUE ESTUDAM NA ESCOLA MUNICIPAL NAZINHA BARBOSA DA FRANCA, LÓCUS DA PESQUISA. EM TERMOS METODOLÓGICOS, O TEMA PROPOSTO POR ESTE ARTIGO FOI OBJETO DE ESTUDO DESENVOLVIDO NO MESTRADO EM SERVIÇO SOCIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB), SOBRETUDO NA DISCIPLINA DE “PLANEJAMENTO, POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO”, REALIZADO POR MEIO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E COM ABORDAGEM PREDOMINANTEMENTE QUALITATIVA DE ANÁLISE. MEDIANTE O ESTUDO, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE, EMBORA FOCALIZADO, O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA (PBF) É FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO DA POPULAÇÃO DO BAIRRO SÃO JOSÉ.