ESTE ARTIGO ANALISA AS POLÍTICAS CURRICULARES DE CURSOS DE PEDAGOGIA DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS DA AMAZÔNIA LEGAL BRASILEIRA, OBSERVANDO SINGULARIDADES E APROXIMAÇÕES COM AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS. ESSE PROPÓSITO IMPELIU À ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA (PPC) DE SETE (07) INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO AMAZÔNICA ESTABELECENDO RELAÇÕES COM TEXTOS PRODUZIDOS NA ATUALIDADE, E EM OUTROS CONTEXTOS DE PRODUÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS. O REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO FOI FUNDAMENTADO EM AUTORES QUE SE SITUAM NO CAMPO DOS ESTUDOS CURRICULARES QUE CONCEBEM A POLÍTICA COMO UM CICLO CONTÍNUO. OS ACHADOS PERMITEM CONSIDERAR QUE AS POLÍTICAS CURRICULARES EXPRESSAS NOS PPCS DE PEDAGOGIA SÃO RECONTEXTUALIZADAS, EVIDENCIANDO A PRESENÇA DE PRINCÍPIOS QUE APRESENTAM SINGULARIDADES E APROXIMAÇÕES QUANTO A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NO CONTEXTO AMAZÔNICO.