O PRESENTE TRABALHO DISCUTE A ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS GRAMATICAIS, MAIS ESPECIFICAMENTE OS PRONOMES RELATIVOS APRESENTADOS NO LIVRO DIDÁTICO PORTUGUÊS LINGUAGENS, 9º ANO, DE AUTORIA DE WILLIAM ROBERTO CEREJA E THEREZA COCHAR MAGALHÃES, PUBLICADO PELA EDITORA SARAIVA, EM 2015. OBJETIVOU-SE ANALISAR SE AS PRÁTICAS DE ENSINO DOS PRONOMES RELATIVOS PROPOSTAS NESSE MATERIAL DIDÁTICO CONTRIBUEM PARA UM APRENDIZADO SIGNIFICATIVO. ALÉM DISSO, BUSCAMOS REFLETIR SE A ABORDAGEM ADVÉM DE UMA CONCEPÇÃO EPILINGUÍSTICA DE ENSINO DA GRAMÁTICA – ENSINO CONTEXTUALIZADO, ATRAVÉS DO QUAL AS PALAVRAS APRESENTAM UMA MULTIPLICIDADE DE SIGNIFICADOS E USO, DE ACORDO COM O CONTEXTO EM QUE ESTÃO INFERIDAS. DE CARÁTER METODOLÓGICO QUALITATIVO E INTERPRETATIVO, ESSE ESTUDO PARTE DA CONCEPÇÃO DO ENSINO DE GRAMÁTICA À LUZ DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - PCN E DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC. COMO SUPORTE TEÓRICO APOIAMO-NOS EM AUTORES COMO ANTUNES (2003, 2014), BRAIT E SILVA (2012), BAGNO (1999), KOCH (2005, 2018) E POSSENTI (1996). AS OBSERVAÇÕES MOSTRAM-NOS QUE AS QUESTÕES NÃO PRIORIZAM UMA LEITURA REFLEXIVA E DIALÓGICA COM O TEXTO, NÃO EVIDENCIAM UMA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS A PARTIR DOS PRONOMES RELATIVOS, POIS HÁ UM TRATAMENTO DICOTÔMICO ENTRE A EXPLORAÇÃO DO COMPONENTE GRAMATICAL E A COMPREENSÃO DO TEXTO. EVIDENCIA-SE, PORTANTO, QUE É PRECISO REPENSAR O ENSINO DA GRAMÁTICA A PARTIR DE NOVAS ESTRATÉGIAS E, NESSE CONTEXTO, O MATERIAL DIDÁTICO DEVE APRESENTAR ATIVIDADES QUE PROPORCIONE UMA REFLEXÃO SOBRE O USO E FUNCIONAMENTO DA LÍNGUA.