O PRESENTE ESTUDO BUSCA COMPREENDER A CONCEPÇÃO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, A PARTIR DO ENTENDIMENTO QUE, AO MESMO TEMPO EM QUE APARENTA POSSUIR INTERFACE COM A EDUCAÇÃO, A ASSISTÊNCIA NA RELAÇÃO COM AQUELA PARECE OCUPAR POSIÇÃO SECUNDÁRIA OU MESMO DISPENSÁVEL. A CRIAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA PODE SER CONSIDERADO O MARCO NA IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES ASSISTENCIAIS, CONFORME O PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - PNAES. NESSE SENTIDO, FORAM ELABORADOS OS REGULAMENTOS DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NOS INSTITUTOS FEDERAIS PARA DEFINIR O CARÁTER DA INTERFACE ENTRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DE EDUCAÇÃO QUE, DEPENDENDO DO GRAU DE VALORIZAÇÃO E DE EFETIVIDADE DESSA INTERAÇÃO REFORÇA OU ENFRAQUECE A RAZÃO DE SER DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL. A INVESTIGAÇÃO PERPASSA UM DIÁLOGO SOBRE AS CATEGORIAS: ASSISTÊNCIA SOCIAL, EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE E ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL. REALIZAMOS PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E ANÁLISE DOS DOCUMENTOS SOBRE O TEMA, A FIM DE CONSTITUIRMOS O REFERENCIAL TEÓRICO DE ANÁLISE PAUTADO NA PERSPECTIVA DA CRÍTICA À SOCIEDADE CAPITALISTA. A PARTIR DOS ESTUDOS REALIZADOS E TAMBÉM DA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS, ARTICULANDO-OS ENTRE SI, A PESQUISA SE APRESENTOU COMO RELEVANTE POIS APONTA PARA A TENDÊNCIA DOMINANTE NO CONTEXTO EDUCACIONAL DE REFORÇAR O MÉRITO, ASSOCIADO AO ÊXITO ESTUDANTIL, EM DETRIMENTO DO DIREITO DO ESTUDANTE DE SER ASSISTIDO NAS SUAS NECESSIDADES SOCIAIS PARA SER EXITOSO. NESSE SENTIDO, CONCLUÍMOS SER NECESSÁRIO PENSAR A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL COMO UNIDADE QUE RESULTA DE UMA IDENTIDADE ORGÂNICA ENTRE ASSISTÊNCIA SOCIAL E EDUCAÇÃO SE POSICIONANDO EM FAVOR DE UMA PERSPECTIVA UNIVERSALIZANTE DA EDUCAÇÃO COMO POLÍTICA SOCIAL.