A VÁRIOS ANOS VEM EMERGINDO A DISCURSÃO E O DEBATE SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE IRÃO LECIONAR NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. NESSA PERSPECTIVA, FOI OBSERVADO SE ESTE PROFISSIONAL ENCONTRA-SE APTO A DESENVOLVER O ENSINO ESPECÍFICO E DE FORMA QUALIFICADA PARA AS SÉRIES INDICADAS, DEVIDO ÀS ESPECIFICIDADES DO TRABALHO PEDAGÓGICO NOS DIVERSOS COMPONENTES CURRICULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL. SENDO ASSIM, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO GERAL, ANALISAR A FORMAÇÃO DE NOVOS PEDAGOGOS PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NAS PRIMEIRAS SÉRIES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. O ESTUDO CONSTITUI-SE COMO PESQUISA QUALITATIVA, QUE REALIZOU ANÁLISE DOCUMENTAL DAS MATRIZES CURRICULARES E DOS PLANOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM (PEA) DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE VINTE E DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) PÚBLICA E PRIVADAS DISTRIBUÍDAS NO ESTADO DE SERGIPE, ENTRE A MODALIDADE PRESENCIAL E À DISTÂNCIA, CUJOS DADOS FORAM TRATADOS UTILIZANDO A TEMÁTICA DA DISCIPLINA “METODOLOGIA E FUNDAMENTOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS”, BEM COMO AS TITULAÇÕES SEMELHANTES, PORÉM COM OBJETIVOS E CONTEÚDOS PROGRAMADOS DIFERENTES. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE NÃO EXISTEM CRITÉRIOS ESPECÍFICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS POR PROFESSORES POLIVALENTES, OU SEJA, A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO DAS IES DE SERGIPE, BUSCA A BASE CONSISTENTE NOS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO, POSSIBILITANDO O ENTENDIMENTO DE TAIS ATIVIDADES NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA OS ANOS INICIAIS.