VISITANDO DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE CURRÍCULO E DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
"2020-06-12 14:42:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
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O OBJETIVO CENTRAL É CONHECER OS DIRECIONAMENTOS RELACIONADOS AS RESPECTIVAS PESQUISAS POIS ANSIAMOS REALIZAR UM ESTUDO NA ÁREA COM A PRETENSÃO É EXPANDIR E APROFUNDAR OS CONHECIMENTOS. ENTÃO, SABER O QUE JÁ FOI PRODUZIDO A RESPEITO NOS AJUDA. ESSE EXERCÍCIO NOS POSSIBILITA REFLETIR SOBRE A EPISTEMOLOGIA, ENQUANTO CONSTRUÇÃO SOCIAL. NOSSA ANÁLISE ESTÁ ANCORADA EM BALL (2001), BALL E BOWER (1994), MAINARDES (2006) E LOPES (2006). O PRESENTE ARCABOUÇO CONTEXTUAL SE ESTABELECE POR INTERMÉDIO DA PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO, SUBSIDIADA PELA REVISÃO DE LITERATURA. CONSIDERAMOS QUE AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS ANALISADAS DEMONSTRAM PARTICULARIDADES, REFERENTE AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, AOS INTERLOCUTORES E ÀS DELIMITAÇÕES DOS OBJETOS DE PESQUISA. NOTAMOS QUE HÁ EM ALGUNS TRABALHOS A REALIZAÇÃO DE APONTAMENTOS PRESCRITIVOS EM RELAÇÃO A COMO AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES DEVEM PROCEDER NO PROCESSO EDUCATIVO. 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A publicação está pautada na discussão sobre os aspectos relacionados à avaliação da educação passando pela educação básica, o ensino superior e a pós-graduação. <br />\r\n Os índices educacionais (brasileiros) comprovam que, apesar dos esforços em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, há ainda muito que se fazer para além de manter as crianças nas escolas. Estar presente na sala de aula, sem que seja criado um espaço de aprendizagem, implica somente numa presença física, onde o aluno não vê sentido no fazer pedagógico. Neste cenário, destacam-se, ainda, os direcionamentos implicados nos processos de avaliação em diferentes segmentos da Educação.<br />\r\n A avaliação envolve os processos de ensino e aprendizagem na escola de educação básica, os parâmetros das avaliações em larga escala, o acesso ao ensino superior e a avaliação qualificada da pós-graduação direcionando a produção do conhecimento. As discussões estão situadas em torno dos instrumentos, processos e implicações que a avaliação tem para os sujeitos, os índices e a produção do conhecimento. Observa-se que, na maioria das vezes, a avaliação serve para apontar a insuficiência de rendimentos dos alunos, em que a qualidade fica expressa nos indicadores educacionais. Por esse modelo, os instrumentos avaliativos são postos a serviço de apontar a não-qualidade educacional, a partir de seus resultados numéricos. <br />\r\n Novos direcionamentos para pensar a avaliação podem pautar-se, por exemplo, em estratégias colaborativas em que a qualidade não esteja expressa exclusivamente em números, mas em um sistema formativo que envolva as diferentes etapas dos processos de ensino e aprendizagem até a chegada à avaliação. 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