O TEXTO EM TELA INTENCIONA INVESTIGAR O CONTEÚDO DE DISSERTAÇÕES E TESES QUE ESTEJAM INTERLIGADAS AO CURRÍCULO E A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO, TENDO EM VISTA QUE O REFERIDO COMPONENTE CURRICULAR APRESENTA DESCONTINUIDADES NO ÂMBITO CURRICULAR. O OBJETIVO CENTRAL É CONHECER OS DIRECIONAMENTOS RELACIONADOS AS RESPECTIVAS PESQUISAS POIS ANSIAMOS REALIZAR UM ESTUDO NA ÁREA COM A PRETENSÃO É EXPANDIR E APROFUNDAR OS CONHECIMENTOS. ENTÃO, SABER O QUE JÁ FOI PRODUZIDO A RESPEITO NOS AJUDA. ESSE EXERCÍCIO NOS POSSIBILITA REFLETIR SOBRE A EPISTEMOLOGIA, ENQUANTO CONSTRUÇÃO SOCIAL. NOSSA ANÁLISE ESTÁ ANCORADA EM BALL (2001), BALL E BOWER (1994), MAINARDES (2006) E LOPES (2006). O PRESENTE ARCABOUÇO CONTEXTUAL SE ESTABELECE POR INTERMÉDIO DA PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO, SUBSIDIADA PELA REVISÃO DE LITERATURA. CONSIDERAMOS QUE AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS ANALISADAS DEMONSTRAM PARTICULARIDADES, REFERENTE AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, AOS INTERLOCUTORES E ÀS DELIMITAÇÕES DOS OBJETOS DE PESQUISA. NOTAMOS QUE HÁ EM ALGUNS TRABALHOS A REALIZAÇÃO DE APONTAMENTOS PRESCRITIVOS EM RELAÇÃO A COMO AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES DEVEM PROCEDER NO PROCESSO EDUCATIVO. CONCEBEMOS NESSE PANORAMA QUE A SOCIOLOGIA ESTÁ ASSOCIADA HISTORICAMENTE A UMA GAMA DE JOGOS DE INTERESSES EM CONSTANTES DISPUTAS.