ESTE ARTIGO DECORRE DE PARTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO, DESENVOLVIDA ATRAVÉS DO PROGRAMA DE MESTRADO EM GESTÃO E TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO – GESTEC, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB, CUJO OBJETIVO FOI INVESTIGAR INTERESSANTES FORMAS DE AVALIAR, A SEREM ADOTADAS POR PROFESSORES E PROCEDIMENTOS DE ACOMPANHAMENTO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, QUE PODEM SER ADOTADOS PELA GESTÃO ESCOLAR. NO QUE SE REFERE À METODOLOGIA, ADOTOU-SE UM ESTUDO DE CASO COM A UTILIZAÇÃO DA TRIANGULAÇÃO DE EVIDÊNCIAS OBTIDAS ATRAVÉS DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, ANÁLISE DOCUMENTAL E OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. COMO RESULTADOS SÃO APRESENTADOS ALGUNS SUPORTES TEÓRICOS QUE TRAZEM IMPORTANTES REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTALIZAÇÃO A FAVOR DA APRENDIZAGEM, DESTACANDO, AINDA, POSSÍVEIS PROCEDIMENTOS QUE PODEM FAVORECER A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, A SEREM ADOTADOS, POR PROFESSORES, BEM COMO INTERESSANTES PROCEDIMENTOS A SEREM PROMOVIDOS PELA GESTÃO ESCOLAR QUE PODEM CONTRIBUIR COM O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. FICA EVIDENCIADO QUE BOAS PRÁTICAS DE SALA DE AULA E TAMBÉM DE GESTÃO PODEM CONTRIBUIR COM A MELHORIA DOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM E, CONSEQUENTEMENTE, FOMENTAR A ELEVAÇÃO DA QUALIDADE DE ENSINO NAS ESCOLAS.