O TRABALHO É PARTE DE UMA PESQUISA DE DOUTORADO APRESENTADO NA UMINHO/PORTUGAL E NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) SOBRE O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR E O JOVEM DE FUTURO NO ESTADO DO CEARÁ (PROEMI/JF). TRATA-SE DE UM ESTUDO EXPLORATÓRIO, PORÉM PODE TAMBÉM SER CARACTERIZADO COMO UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS, UMA VEZ QUE ENVOLVE CEM ESCOLAS DISSEMINADAS EM DIFERENTES CIDADES DO ESTADO DO CEARÁ. POSSUI COMO OBJETIVO IDENTIFICAR OS IMPACTOS E EFEITOS CURRICULARES DO PROEMI/JF NOS RESULTADOS ESCOLARES. ATRAVÉS DOS ESTUDOS VERIFICOU-SE QUE O CICLO 1 DO PROGRAMA, NÃO TEVE SUAS METAS ALCANÇADAS DE MODO SATISFATÓRIO. QUANTO AOS IMPACTOS NO ÂMBITO CURRICULAR, PAUTADO NAS FALAS DOS SUPERINTENDENTES ESCOLARES (SE), SURGIRAM DIFICULDADES TANTO NA ELABORAÇÃO DO PLANO DE REDESENHO CURRICULAR (PRC), VISTO À SUA COMPLEXIDADE E FALTA DE ORIENTAÇÃO. A EXECUÇÃO DO PRC TAMBÉM NÃO SE REALIZOU NA MAIORIA DAS ESCOLAS, FATO ESSE QUE APRESENTA RELAÇÃO COM A FALTA ESTRUTURA DAS INSTITUIÇÕES, ATRASO NO RECURSO FINANCEIRO, GRANDE ROTATIVIDADE DE PROFESSORES, FALTA DE TEMPO PARA EXECUÇÃO DE UM GRANDE NÚMERO DE AÇÕES (NOS CASOS EM QUE O RECURSO CHEGOU À ESCOLA, PORÉM EM ATRASO), DENTRE OUTRAS QUESTÕES QUE DIFICULTARAM A IMPLEMENTAÇÃO DO PROEMI/JF. DE TODO MODO, FOI IDENTIFICADO ESCOLAS COM HISTÓRIAS DE SUCESSO, JÁ QUE MELHORARAM SEUS RESULTADOS TANTO NO SPAECE COMO NA EVASÃO ESCOLAR, ALÉM DE OUTROS IMPACTOS POSITIVOS QUE RELACIONAM CURRÍCULO, AVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM.