RESUMO
A AVALIAÇÃO CURRICULAR É EM SI UM CAMPO INTERPENETRADO POR REDES, TRAMAS E TESSITURAS QUE ENVOLVEM INÚMEROS CONTEXTOS. CONFIGURA-SE DE FORMA COMPLEXA E DESAFIADORA, EM QUE AS NOVAS REFLEXÕES, SABERES E FAZERES APONTAM EM DIREÇÃO À (RE) SIGNIFICAÇÃO DE PROPOSTAS CURRICULARES DE DIFERENCIADOS CURSOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. O TEXTO EM QUESTÃO APONTA NESSA ROTA E SE APRESENTA COMO UMA INVESTIGAÇÃO DE NATUREZA QUALITATIVA, REVISÃO DE LITERATURA E PESQUISA DOCUMENTAL. VISA REFLETIR SOBRE O PERCURSO DA AVALIAÇÃO CURRICULAR A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA (PPC), DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN), CAMPUS PAU DOS FERROS. O TEXTO APRESENTA DOIS BLOCOS TEMÁTICOS INTERDEPENDENTES. NO PRIMEIRO MOMENTO HÁ UMA DISCUSSÃO SOBRE AS PREMISSAS TEÓRICAS E LEGAIS QUE ENVOLVEM A FORMAÇÃO PROFISSIONAL/IDENTITÁRIA DO PEDAGOGO ATÉ OS DIAS ATUAIS. POR FIM, SÃO APRESENTADAS REFLEXÕES EXTRAÍDAS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA AVALIATIVA CURRICULAR DIANTE DA INSTÂNCIA DE REVALIDAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA, E DAS AÇÕES DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE) NESSA SEARA. EXPÕE COMO PRINCIPAIS RESULTADOS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS PARA MAIOR COMPREENSÃO SOBRE OS CONTEXTOS DE ATUALIZAÇÃO, MUDANÇA E APERFEIÇOAMENTO CURRICULAR DE FORMA A RESPONDER ÀS REAIS NECESSIDADES DA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DO PEDAGOGO.
PALAVRAS-CHAVE: AVALIAÇÃO CURRICULAR; PEDAGOGIA; PEDAGOGO.