ESTUDO DO PERFIL SOCIOECONÔMICO, ACADÊMICO E
METODOLÓGICO COMO INFLUÊNCIA NA RETENÇÃO DA
EVASÃO DE ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA DE
ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
"2020-06-12 14:42:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 65405 "edicao_id" => 124 "trabalho_id" => 589 "inscrito_id" => 8770 "titulo" => """ ESTUDO DO PERFIL SOCIOECONÔMICO, ACADÊMICO E\r\n METODOLÓGICO COMO INFLUÊNCIA NA RETENÇÃO DA\r\n EVASÃO DE ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA DE\r\n ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ """ "resumo" => "NA UNIVERSIDADE, DADO A DIVERSIDADE QUANTO AO PÚBLICO INGRESSO, OS ALUNOS PODEM ADQUIRIR EXPECTATIVAS EQUIVOCADAS QUANTO AO CURSO, LEVANDO-OS À EVASÃO. A PREOCUPAÇÃO COM AS METODOLOGIAS DE ENSINO É RELEVANTE PARA O APRENDIZADO DO ALUNO NO DECORRER DO CURSO. ESTE ESTUDO PROPÔS IDENTIFICAR O PERFIL SOCIOECONÔMICO DO ALUNO INGRESSO E EGRESSO NO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ ESTABELECENDO CORRELAÇÕES COM METODOLOGIAS DE ENSINO E EXPERIÊNCIAS VIVIDAS PELOS ALUNOS. JUSTIFICA-SE ESTE TRABALHO PELA NECESSIDADE DE MAPEAR O PERFIL DO ALUNO INGRESSANTE, ENTENDER SUAS NECESSIDADES E ASSOCIÁ-LAS ÀS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS PELOS ALUNOS EGRESSOS A FIM DE SOLUCIONAR DEFICIÊNCIAS E DESENVOLVER MELHORIAS PARA CURSO. DOIS FORMULÁRIOS ONLINE FORAM CRIADOS NA PLATAFORMA GOOGLE OS QUAIS FORAM RESPONDIDOS PELOS ALUNOS. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE OS INGRESSANTES SÃO EM SUA MAIORIA COMPOSTO POR MULHERES, COM FAIXA ETÁRIA 18-24, E DE BAIXA RENDA. OS ALUNOS EGRESSOS SÃO QUASE QUE EXCLUSIVAMENTE MULHERES COM IDADE ENTRE 25-34 ANOS. AS METODOLOGIAS QUE CONTRIBUÍRAM PARA O APRENDIZADO SE DESTACAM POR VALORIZAR O PROTAGONISMO DOS ALUNOS (DEBATES, ESTUDOS DIRIGIDOS E AULAS PRÁTICAS). A IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS PODE SER OBSERVADA NOS ANSEIOS ABORDADOS PELOS ALUNOS EGRESSOS, UMA VEZ QUE ALMEJAM POR MELHORIAS NA QUALIDADE DE AULAS PRÁTICAS BUSCA POR PARCERIAS COM INDÚSTRIAS. OS RESULTADOS ALCANÇADOS FORAM NOTÓRIOS NA NECESSIDADE DE MUDANÇAS NAS METODOLOGIAS DE ENSINO, POR MEIO DA VALORIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS, AULAS PRÁTICAS E VISITAS TÉCNICAS, COMO UMA FORMA DE DEFESA DA EDUCAÇÃO E MINIMIZAR A EVASÃO E RETENÇÃO." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ESTUDANTE, APRENDIZAGEM, ENSINO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "PROPOSTA_EV127_MD4_ID8770_30082019205404.pdf" "created_at" => "2020-06-12 14:45:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LORENA MARIA FREIRE SAMPAIO" "autor_nome_curto" => "LORENA FREIRE" "autor_email" => "lorenafreire16@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vi-conedu---vol-1" "edicao_nome" => "VI CONEDU - Vol 1" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2019/ebook1" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5efa4e536aec5_29062020172555.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-06-12 14:42:08" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 65405 "edicao_id" => 124 "trabalho_id" => 589 "inscrito_id" => 8770 "titulo" => """ ESTUDO DO PERFIL SOCIOECONÔMICO, ACADÊMICO E\r\n METODOLÓGICO COMO INFLUÊNCIA NA RETENÇÃO DA\r\n EVASÃO DE ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA DE\r\n ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ """ "resumo" => "NA UNIVERSIDADE, DADO A DIVERSIDADE QUANTO AO PÚBLICO INGRESSO, OS ALUNOS PODEM ADQUIRIR EXPECTATIVAS EQUIVOCADAS QUANTO AO CURSO, LEVANDO-OS À EVASÃO. A PREOCUPAÇÃO COM AS METODOLOGIAS DE ENSINO É RELEVANTE PARA O APRENDIZADO DO ALUNO NO DECORRER DO CURSO. ESTE ESTUDO PROPÔS IDENTIFICAR O PERFIL SOCIOECONÔMICO DO ALUNO INGRESSO E EGRESSO NO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ ESTABELECENDO CORRELAÇÕES COM METODOLOGIAS DE ENSINO E EXPERIÊNCIAS VIVIDAS PELOS ALUNOS. JUSTIFICA-SE ESTE TRABALHO PELA NECESSIDADE DE MAPEAR O PERFIL DO ALUNO INGRESSANTE, ENTENDER SUAS NECESSIDADES E ASSOCIÁ-LAS ÀS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS PELOS ALUNOS EGRESSOS A FIM DE SOLUCIONAR DEFICIÊNCIAS E DESENVOLVER MELHORIAS PARA CURSO. DOIS FORMULÁRIOS ONLINE FORAM CRIADOS NA PLATAFORMA GOOGLE OS QUAIS FORAM RESPONDIDOS PELOS ALUNOS. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE OS INGRESSANTES SÃO EM SUA MAIORIA COMPOSTO POR MULHERES, COM FAIXA ETÁRIA 18-24, E DE BAIXA RENDA. OS ALUNOS EGRESSOS SÃO QUASE QUE EXCLUSIVAMENTE MULHERES COM IDADE ENTRE 25-34 ANOS. AS METODOLOGIAS QUE CONTRIBUÍRAM PARA O APRENDIZADO SE DESTACAM POR VALORIZAR O PROTAGONISMO DOS ALUNOS (DEBATES, ESTUDOS DIRIGIDOS E AULAS PRÁTICAS). A IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS PODE SER OBSERVADA NOS ANSEIOS ABORDADOS PELOS ALUNOS EGRESSOS, UMA VEZ QUE ALMEJAM POR MELHORIAS NA QUALIDADE DE AULAS PRÁTICAS BUSCA POR PARCERIAS COM INDÚSTRIAS. OS RESULTADOS ALCANÇADOS FORAM NOTÓRIOS NA NECESSIDADE DE MUDANÇAS NAS METODOLOGIAS DE ENSINO, POR MEIO DA VALORIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS, AULAS PRÁTICAS E VISITAS TÉCNICAS, COMO UMA FORMA DE DEFESA DA EDUCAÇÃO E MINIMIZAR A EVASÃO E RETENÇÃO." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ESTUDANTE, APRENDIZAGEM, ENSINO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "PROPOSTA_EV127_MD4_ID8770_30082019205404.pdf" "created_at" => "2020-06-12 14:45:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LORENA MARIA FREIRE SAMPAIO" "autor_nome_curto" => "LORENA FREIRE" "autor_email" => "lorenafreire16@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vi-conedu---vol-1" "edicao_nome" => "VI CONEDU - Vol 1" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2019/ebook1" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5efa4e536aec5_29062020172555.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-06-12 14:42:08" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 124 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "vi-conedu---vol-1" "nome" => "VI CONEDU - Vol 1" "nome_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "descricao" => "A temática da sexta edição do CONEDU “Avaliação: Processos e Políticas” pautará a discussão sobre os aspectos relacionados à avaliação da educação passando pela educação básica, o ensino superior e a pós-graduação. Como elaborar processos avaliativos que valorize as aprendizagens? Os índices educacionais (brasileiros e internacionais) comprovam que, apesar dos esforços em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, há ainda muito que se fazer para além de manter crianças nas escolas. Estar presente na sala de aula sem que seja criado um espaço de aprendizagem implica somente numa presença física onde o aluno não vê sentido no fazer pedagógico. Destacam-se na temática do CONEDU de 2019, os direcionamentos que implicados nos processos de avaliação em diferentes segmentos da Educação." "pasta" => "ebooks/conedu/2019/ebook1" "logo" => null "capa" => "5efa4e536aec5_29062020172555.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2019-10-24" "final_evento" => "2019-10-26" "ano_publicacao" => 2020 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2020-06-12 14:42:08" "updated_at" => "2022-02-23 11:08:06" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 124 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "vi-conedu---vol-1" "nome" => "VI CONEDU - Vol 1" "nome_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "descricao" => "A temática da sexta edição do CONEDU “Avaliação: Processos e Políticas” pautará a discussão sobre os aspectos relacionados à avaliação da educação passando pela educação básica, o ensino superior e a pós-graduação. Como elaborar processos avaliativos que valorize as aprendizagens? Os índices educacionais (brasileiros e internacionais) comprovam que, apesar dos esforços em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, há ainda muito que se fazer para além de manter crianças nas escolas. Estar presente na sala de aula sem que seja criado um espaço de aprendizagem implica somente numa presença física onde o aluno não vê sentido no fazer pedagógico. Destacam-se na temática do CONEDU de 2019, os direcionamentos que implicados nos processos de avaliação em diferentes segmentos da Educação." "pasta" => "ebooks/conedu/2019/ebook1" "logo" => null "capa" => "5efa4e536aec5_29062020172555.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2019-10-24" "final_evento" => "2019-10-26" "ano_publicacao" => 2020 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2020-06-12 14:42:08" "updated_at" => "2022-02-23 11:08:06" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 53 "edicao_id" => 124 "codigo" => "978-65-86901-07-8" "capa" => "5ef5f607768ec_26062020102007.jpg" "titulo" => "VI CONEDU - Vol 1" "prefacio" => """ <strong>Avaliação: Processos e Políticas<br />\r\n <br />\r\n Prefácio</strong><br />\r\n <br />\r\n A coletânea “Avaliação: Processos e Políticas”, publicada em 3 volumes, reúne artigos vinculados às temáticas dos grupos de trabalho do Congresso Nacional de Educação. A publicação está pautada na discussão sobre os aspectos relacionados à avaliação da educação passando pela educação básica, o ensino superior e a pós-graduação. <br />\r\n Os índices educacionais (brasileiros) comprovam que, apesar dos esforços em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, há ainda muito que se fazer para além de manter as crianças nas escolas. Estar presente na sala de aula, sem que seja criado um espaço de aprendizagem, implica somente numa presença física, onde o aluno não vê sentido no fazer pedagógico. Neste cenário, destacam-se, ainda, os direcionamentos implicados nos processos de avaliação em diferentes segmentos da Educação.<br />\r\n A avaliação envolve os processos de ensino e aprendizagem na escola de educação básica, os parâmetros das avaliações em larga escala, o acesso ao ensino superior e a avaliação qualificada da pós-graduação direcionando a produção do conhecimento. As discussões estão situadas em torno dos instrumentos, processos e implicações que a avaliação tem para os sujeitos, os índices e a produção do conhecimento. Observa-se que, na maioria das vezes, a avaliação serve para apontar a insuficiência de rendimentos dos alunos, em que a qualidade fica expressa nos indicadores educacionais. Por esse modelo, os instrumentos avaliativos são postos a serviço de apontar a não-qualidade educacional, a partir de seus resultados numéricos. <br />\r\n Novos direcionamentos para pensar a avaliação podem pautar-se, por exemplo, em estratégias colaborativas em que a qualidade não esteja expressa exclusivamente em números, mas em um sistema formativo que envolva as diferentes etapas dos processos de ensino e aprendizagem até a chegada à avaliação. É igualmente necessário, pensar em sistema que direcione as práticas docentes para um fazer pedagógico, que assuma um compromisso com a revisão de processos e sistemas formativos, a partir das demandas observadas no cotidiano das interações entre os sujeitos escolares.<br />\r\n As múltiplas possibilidades, de alinharmos avaliação e fazer docente, são apresentadas nos três volumes que compõem a coletânea, originária das contribuições dos autores vinculadas aos grupos de trabalho do CONEDU. O volume 1 traz as contribuições dos grupos de trabalho Formação de Professores; Didática e Currículo; Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos; Educação e Relações Étnico-Raciais; Gênero, Sexualidade e Educação; Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade e Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. O volume 2 é composto pelas contribuições dos grupos de trabalho História da Educação; Fundamentos da Educação; Educação Matemática; Ensino de línguas; Linguagens, Letramento e Alfabetização; Educação Infantil e Educação Especial. O terceiro volume traz os artigos pautados nas temáticas dos grupos de trabalho Educação Ambiental; Ensino de Ciências; Ensino e suas intersecções; Educação Emocional; Tecnologias e Educação e Educação Profissional e Tecnológica. <br />\r\n Os artigos que compõem cada volume destacam, também, a importância do protagonismo docente para a melhoria das práticas e, consequentemente, resultados educacionais. Entendemos que é pela formação de recursos humanos, com visão crítica e reflexiva, que poderemos alcançar diferentes realidades com suas especificidades educativas. Somado a isso, esperamos que essa publicação aproxime as produções de profissionais de diferentes instituições do país e do Mercosul, amplie as redes de conhecimento e trocas interinstitucionais.<br />\r\n <br />\r\n <br />\r\n <strong>Paula Almeida de Castro<br />\r\n Coordenadora do Congresso Nacional de Educação</strong> """ "apresentacao" => null "organizadores" => "Paula Almeida de Castro" "conselho_editorial" => """ Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n Eduardo Gomes Onofre - UEPB<br />\r\n Francisca Geny Lustosa - UFCE<br />\r\n Juarez Nogueira Lins - UEPB<br />\r\n Laércia Maria Bertulino de Medeiros - UEPB<br />\r\n Luis Paulo Cruz Borges - UERJ<br />\r\n Marcelo Gomes Germano - UEPB<br />\r\n Margareth Maria de Melo - UEPB<br />\r\n Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n Roberto Kennedy Gomes Franco - UNILAB<br />\r\n Sandra Maciel de Almeida - UFF<br />\r\n Tânia Serra Azul Machado Bezerra - UECE<br />\r\n Thiago Luiz Alves dos Santos - UERJ<br />\r\n Walcéa Barreto Alves - UFF """ "ficha_catalografica" => "5efb111799776_30062020071655.pdf" "arquivo" => "150720201606_E-BOOK-1--VI-CONEDU.pdf" "arquivo_alterado" => 0 "ano_publicacao" => 2020 "created_at" => "2020-06-15 12:59:35" "updated_at" => "2022-02-23 11:08:06" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 53 "edicao_id" => 124 "codigo" => "978-65-86901-07-8" "capa" => "5ef5f607768ec_26062020102007.jpg" "titulo" => "VI CONEDU - Vol 1" "prefacio" => """ <strong>Avaliação: Processos e Políticas<br />\r\n <br />\r\n Prefácio</strong><br />\r\n <br />\r\n A coletânea “Avaliação: Processos e Políticas”, publicada em 3 volumes, reúne artigos vinculados às temáticas dos grupos de trabalho do Congresso Nacional de Educação. A publicação está pautada na discussão sobre os aspectos relacionados à avaliação da educação passando pela educação básica, o ensino superior e a pós-graduação. <br />\r\n Os índices educacionais (brasileiros) comprovam que, apesar dos esforços em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, há ainda muito que se fazer para além de manter as crianças nas escolas. Estar presente na sala de aula, sem que seja criado um espaço de aprendizagem, implica somente numa presença física, onde o aluno não vê sentido no fazer pedagógico. Neste cenário, destacam-se, ainda, os direcionamentos implicados nos processos de avaliação em diferentes segmentos da Educação.<br />\r\n A avaliação envolve os processos de ensino e aprendizagem na escola de educação básica, os parâmetros das avaliações em larga escala, o acesso ao ensino superior e a avaliação qualificada da pós-graduação direcionando a produção do conhecimento. As discussões estão situadas em torno dos instrumentos, processos e implicações que a avaliação tem para os sujeitos, os índices e a produção do conhecimento. Observa-se que, na maioria das vezes, a avaliação serve para apontar a insuficiência de rendimentos dos alunos, em que a qualidade fica expressa nos indicadores educacionais. Por esse modelo, os instrumentos avaliativos são postos a serviço de apontar a não-qualidade educacional, a partir de seus resultados numéricos. <br />\r\n Novos direcionamentos para pensar a avaliação podem pautar-se, por exemplo, em estratégias colaborativas em que a qualidade não esteja expressa exclusivamente em números, mas em um sistema formativo que envolva as diferentes etapas dos processos de ensino e aprendizagem até a chegada à avaliação. É igualmente necessário, pensar em sistema que direcione as práticas docentes para um fazer pedagógico, que assuma um compromisso com a revisão de processos e sistemas formativos, a partir das demandas observadas no cotidiano das interações entre os sujeitos escolares.<br />\r\n As múltiplas possibilidades, de alinharmos avaliação e fazer docente, são apresentadas nos três volumes que compõem a coletânea, originária das contribuições dos autores vinculadas aos grupos de trabalho do CONEDU. O volume 1 traz as contribuições dos grupos de trabalho Formação de Professores; Didática e Currículo; Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos; Educação e Relações Étnico-Raciais; Gênero, Sexualidade e Educação; Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade e Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. O volume 2 é composto pelas contribuições dos grupos de trabalho História da Educação; Fundamentos da Educação; Educação Matemática; Ensino de línguas; Linguagens, Letramento e Alfabetização; Educação Infantil e Educação Especial. O terceiro volume traz os artigos pautados nas temáticas dos grupos de trabalho Educação Ambiental; Ensino de Ciências; Ensino e suas intersecções; Educação Emocional; Tecnologias e Educação e Educação Profissional e Tecnológica. <br />\r\n Os artigos que compõem cada volume destacam, também, a importância do protagonismo docente para a melhoria das práticas e, consequentemente, resultados educacionais. Entendemos que é pela formação de recursos humanos, com visão crítica e reflexiva, que poderemos alcançar diferentes realidades com suas especificidades educativas. Somado a isso, esperamos que essa publicação aproxime as produções de profissionais de diferentes instituições do país e do Mercosul, amplie as redes de conhecimento e trocas interinstitucionais.<br />\r\n <br />\r\n <br />\r\n <strong>Paula Almeida de Castro<br />\r\n Coordenadora do Congresso Nacional de Educação</strong> """ "apresentacao" => null "organizadores" => "Paula Almeida de Castro" "conselho_editorial" => """ Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n Eduardo Gomes Onofre - UEPB<br />\r\n Francisca Geny Lustosa - UFCE<br />\r\n Juarez Nogueira Lins - UEPB<br />\r\n Laércia Maria Bertulino de Medeiros - UEPB<br />\r\n Luis Paulo Cruz Borges - UERJ<br />\r\n Marcelo Gomes Germano - UEPB<br />\r\n Margareth Maria de Melo - UEPB<br />\r\n Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n Roberto Kennedy Gomes Franco - UNILAB<br />\r\n Sandra Maciel de Almeida - UFF<br />\r\n Tânia Serra Azul Machado Bezerra - UECE<br />\r\n Thiago Luiz Alves dos Santos - UERJ<br />\r\n Walcéa Barreto Alves - UFF """ "ficha_catalografica" => "5efb111799776_30062020071655.pdf" "arquivo" => "150720201606_E-BOOK-1--VI-CONEDU.pdf" "arquivo_alterado" => 0 "ano_publicacao" => 2020 "created_at" => "2020-06-15 12:59:35" "updated_at" => "2022-02-23 11:08:06" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }