NA UNIVERSIDADE, DADO A DIVERSIDADE QUANTO AO PÚBLICO INGRESSO, OS ALUNOS PODEM ADQUIRIR EXPECTATIVAS EQUIVOCADAS QUANTO AO CURSO, LEVANDO-OS À EVASÃO. A PREOCUPAÇÃO COM AS METODOLOGIAS DE ENSINO É RELEVANTE PARA O APRENDIZADO DO ALUNO NO DECORRER DO CURSO. ESTE ESTUDO PROPÔS IDENTIFICAR O PERFIL SOCIOECONÔMICO DO ALUNO INGRESSO E EGRESSO NO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ ESTABELECENDO CORRELAÇÕES COM METODOLOGIAS DE ENSINO E EXPERIÊNCIAS VIVIDAS PELOS ALUNOS. JUSTIFICA-SE ESTE TRABALHO PELA NECESSIDADE DE MAPEAR O PERFIL DO ALUNO INGRESSANTE, ENTENDER SUAS NECESSIDADES E ASSOCIÁ-LAS ÀS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS PELOS ALUNOS EGRESSOS A FIM DE SOLUCIONAR DEFICIÊNCIAS E DESENVOLVER MELHORIAS PARA CURSO. DOIS FORMULÁRIOS ONLINE FORAM CRIADOS NA PLATAFORMA GOOGLE OS QUAIS FORAM RESPONDIDOS PELOS ALUNOS. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE OS INGRESSANTES SÃO EM SUA MAIORIA COMPOSTO POR MULHERES, COM FAIXA ETÁRIA 18-24, E DE BAIXA RENDA. OS ALUNOS EGRESSOS SÃO QUASE QUE EXCLUSIVAMENTE MULHERES COM IDADE ENTRE 25-34 ANOS. AS METODOLOGIAS QUE CONTRIBUÍRAM PARA O APRENDIZADO SE DESTACAM POR VALORIZAR O PROTAGONISMO DOS ALUNOS (DEBATES, ESTUDOS DIRIGIDOS E AULAS PRÁTICAS). A IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS PODE SER OBSERVADA NOS ANSEIOS ABORDADOS PELOS ALUNOS EGRESSOS, UMA VEZ QUE ALMEJAM POR MELHORIAS NA QUALIDADE DE AULAS PRÁTICAS BUSCA POR PARCERIAS COM INDÚSTRIAS. OS RESULTADOS ALCANÇADOS FORAM NOTÓRIOS NA NECESSIDADE DE MUDANÇAS NAS METODOLOGIAS DE ENSINO, POR MEIO DA VALORIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS, AULAS PRÁTICAS E VISITAS TÉCNICAS, COMO UMA FORMA DE DEFESA DA EDUCAÇÃO E MINIMIZAR A EVASÃO E RETENÇÃO.