A VIOLÊNCIA TEM ADENTRADO O INTERIOR DAS ESCOLAS EM TODAS AS REGIÕES. EM TODOS OS PAÍSES SE OUVE FALAR DE CASOS DE VIOLÊNCIA, TORNANDO-SE URGENTES PRÁTICAS QUE ESTIMULEM O ENFRETAMENTO DESSA PRÁTICA NAS ESCOLAS. ESTE TRABALHO PRETENDE DAR CONTINUIDADE AO PROCESSO REFLEXIVO SOBRE ESTA TEMÁTICA, UTILIZANDO A ESCOLA DO LICEU DO CONJUNTO CEARÁ (LCC) COMO EXEMPLO DE POSSIBILIDADE POTENTE PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA, APRESENTANDO CAMINHOS POSSÍVEIS PARA A RESOLUÇÃO DE CONFLITOS. FOI REALIZADO UM ESTUDO DE CASO NO LCC, UTILIZAMOS O ENFOQUE QUALITATIVO, ONDE ESTE TIPO DE PESQUISA PERMITE DIALOGAR COM OS DADOS OBTIDOS COM A LITERATURA ATUAL E REALIDADE LOCAL. A AMOSTRA DESTA PESQUISA FORAM PROFESSORES CONCURSADOS DO ESTADO E COM NO MÍNIMO DE 03 (TRÊS) ANOS DE ATUAÇÃO. FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS COM 11 (ONZE) PROFESSORES, SEGUNDO OS ESTUDOS DE MIRIAM ABRAMOVAY FRENTE A ESCOLAS INOVADORAS NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA. FOI ANALISADO O CONTEÚDO DOS QUESTIONÁRIOS POR MEIO DA TÉCNICA SUGERIDA POR BARDIN (2006). OBSERVAMOS QUE A GESTÃO ESCOLAR TEM SE EMPENHADO EM FAZER UMA LIDERANÇA DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA, UTILIZANDO O DIÁLOGO COMO MEDIADOR DAS SITUAÇÕES. A ESCOLA TEM APOIADO E ENCORAJADO OS DOCENTES EM SUAS AÇÕES, ONDE VERIFICAMOS, UM DESTAQUE NO CENÁRIO LOCAL POR CONTA DESSAS EXPERIÊNCIAS PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA. NO ENTANTO, OBSERVAMOS QUE O LCC NECESSITA AVANÇAR NA ATUAÇÃO DA COMUNIDADE EM SUAS ATIVIDADES CORRIQUEIRAS. O ESTUDO SE MOSTROU POTENTE AO CONSOLIDAR A ESCOLA LCC COMO POSSÍVEL LUGAR PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA E COMPONDO A AMBIENTAÇÃO DE ESCOLA INOVADORA PARA ESTA TEMÁTICA.