A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA CONSTITUI-SE PROCESSO RELEVANTE PARA AS INSTITUIÇÕES ANALISAREM SUAS PRÁTICAS, APRENDEREM SOBRE SI MESMAS, IDENTIFICAREM POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES E APRIMORAR SEUS PROJETOS PEDAGÓGICOS. O ESTUDO, COMO RECORTE DE UMA PESQUISA DE DISSERTAÇÃO, OBJETIVA ANALISAR AS COMPREENSÕES DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NOS DISCURSOS DOS ATORES ESCOLARES DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO. O PERCURSO METODOLÓGICO DESENVOLVEU A ABORDAGEM QUALITATIVA E AS RODAS DE CONVERSAS COMO TÉCNICA DE COLETA DE DADOS. PARTICIPARAM DAS RODAS DE CONVERSAS REPRESENTANTES DOS SEGMENTOS DOCENTES, DISCENTES, TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS E PAIS/RESPONSÁVEIS. A CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL, REVELADA NOS DISCURSOS DOS PARTICIPANTES, SE ENTRELAÇA AO AUTOCONHECIMENTO E AUTOCRÍTICA E A FINALIDADE CONSISTE NA MELHORIA DOS PROCESSOS E RESULTADOS EDUCACIONAIS. ESPERA-SE QUE ESTE ESTUDO CONTRIBUA PARA O DEBATE DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA COMO POTENCIAL FORMATIVO E TRANSFORMADOR DOS PROCESSOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS DA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL POR MEIO DE PROCESSO PARTICIPATIVO E ENGAJADO DOS ATORES ESCOLARES.