A PRESENTE PESQUISA PROPÕE O ENGAJAMENTO E A CONSCIENTIZAÇÃO SOCIOPOLÍTICA DOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO, CAMPUS CUIABÁ. PARA TANTO, FOI PROPOSTO UM LEVANTAMENTO QUANTITATIVO EM RELAÇÃO AO POSICIONAMENTO POLÍTICO E ÀS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES NO TOCANTE AO ATUAL SISTEMA DEMOCRÁTICO DE GOVERNO. BUSCOU-SE FILTRAR ASPECTOS RELACIONADOS COM O PERFIL POLÍTICO E VARIÁVEIS ISOLADAS TAIS COMO: TURMA, ANO EM QUE ESTÁ CURSANDO, IDADE, GÊNERO, ETNIA, RELIGIÃO E FAIXA SALARIAL FAMILIAR. COMO REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO, PARTIU-SE DE PRESSUPOSTOS INTERDISCIPLINARES, DE MODO A ENVOLVER AS DISCIPLINAS DE SOCIOLOGIA, HISTÓRIA E MATEMÁTICA. TAL SISTEMÁTICA POSSIBILITOU O APROFUNDAMENTO E VINCULAÇÃO DOS ENSINAMENTOS PROMOVIDOS EM SALA DE AULA DAS RESPECTIVAS DISCIPLINAS AOS ANSEIOS DA MENCIONADA PESQUISA. NO QUE TANGE AOS RESULTADOS, ALCANÇOU-SE OS NÚMEROS QUANTITATIVOS ALMEJADOS, A FIM DE DEMONSTRAR A OPINIÃO E PERCEPÇÃO DOS DISCENTES, MAS O QUE REALMENTE REFLETIU FOI O APRIMORAMENTO DOS ALUNOS NO QUE TOCANTE ÀS NOÇÕES DE DEMOCRACIA E DE PARTICIPAÇÃO SOCIOPOLÍTICA NA SOCIEDADE ATUAL.