A ILUSTRAÇÃO BOTÂNICA TEM SE DESTACADO NÃO SOMENTE EM TERMOS DE DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA, MAS TAMBÉM COMO FERRAMENTA DE COMPREENSÃO DESTA NAS ESCOLAS E UNIVERSIDADES, GANHANDO UTILIDADE NA REPRESENTAÇÃO MORFOLÓGICA DA BIODIVERSIDADE LOCAL, E COMO FORMA DE EXPRESSÃO DO ENTENDIMENTO CIENTÍFICO. NESSE CONTEXTO, A REPRESENTAÇÃO DE VEGETAIS POR MEIO DE DESENHOS TEM SIDO UTILIZADA COMO UM MÉTODO PARA APROXIMAR A TEORIA DA REALIDADE, FACILITANDO O CONTATO COM O MATERIAL DE ESTUDO E SUA COMPREENSÃO. TAIS ILUSTRAÇÕES APRESENTAM UM FOCO ESPECÍFICO E PODEM ALCANÇAR DIMENSÕES DO OBJETO, QUE OUTROS RECURSOS SOZINHOS NÃO ALCANÇAM. CONSIDERANDO TAIS INFORMAÇÕES, OBJETIVOU-SE AVALIAR A OPINIÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA DO IFCE – JAGUARIBE SOBRE O USO DO DESENHO COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM BOTÂNICA. PARA TANTO, FORAM APLICADOS 51 QUESTIONÁRIOS AOS ALUNOS QUE CURSARAM OU ESTAVAM CURSANDO DISCIPLINAS COM CONTEÚDOS BOTÂNICOS. A ANÁLISE DOS QUESTIONÁRIOS CONSTATOU QUE A MAIORIA DOS RESPONDENTES CONSIDERAM QUE, EMBORA NEM TODOS TENHAM HABILIDADES COM DESENHO, O USO DESSA FERRAMENTA É IMPORTANTE PARA O APRENDIZADO E A UTILIZARIAM ENQUANTO FUTUROS DOCENTES. TAIS ESTUDANTES CONSIDERARAM QUE HOUVE MAIOR ENTENDIMENTO DOS CONTEÚDOS PRINCIPALMENTE EM DECORRÊNCIA DA ANÁLISE MAIS DETALHISTA DO MATERIAL PARA A REALIZAÇÃO DA ILUSTRAÇÃO. PORTANTO, PÔDE-SE CONCLUIR QUE OS DESENHOS BOTÂNICOS SÃO ÚTEIS COMO MÉTODO DIDÁTICO, PODENDO SER UTILIZADOS TANTO POR ALUNOS COMO POR PROFESSORES A FIM DE CONTEMPLAR DE FORMA MAIS ATIVA O APRENDIZADO DE CONTEÚDOS DE BOTÂNICA.