NESTE ARTIGO OBJETIVA-SE ANALISAR A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO-TEMPO ESCOLAR NO SENTIDO DE COMPREENDER O TRABALHO DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA E ALUNOS FACE AO CONTEXTO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA; CARACTERIZAR O RITUAL DA ESCOLA PARA COMPREENDER O ENSINO E A APRENDIZAGEM; IDENTIFICAR OS LIMITES E AS POSSIBILIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM GEOGRÁFICAS MAIS CONTEXTUALIZADAS. A ABORDAGEM DA PESQUISA É QUALITATIVA, TEM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE FORTALEZA-CE COMO CAMPO DE INVESTIGAÇÃO. O ESTUDO DIRECIONA O LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO PARA ESTUDOS SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, A FUNÇÃO DA ESCOLA E PAPEL DOS ALUNOS E PROFESSORES NESTA SOCIEDADE. TRATA-SE DE UMA LEITURA SOBRE O ESPAÇO ESCOLAR COM FUNDAMENTO EM TEÓRICOS CRÍTICOS DA EDUCAÇÃO. OS RESULTADOS APONTAM PARA A PERMANÊNCIA DE UMA ORGANIZAÇÃO DO TEMPO-ESPAÇO ESCOLAR LINEAR E RÍGIDO, PRINCIPAL CARACTERÍSTICA OBSTÁCULO PARA A RENOVAÇÃO DAS PRÁTICAS DE ENSINO EM GEOGRAFIA. CONTUDO, É NECESSÁRIO INCORPORAR NAS REFORMAS EDUCACIONAIS, O POTENCIAL DOS PROFESSORES COMO PROFISSIONAIS QUE DIA A DIA REFLETEM SOBRE A DOCÊNCIA. ASSIM, DEIXAR DE CONCEBÊ-LOS COMO MEROS TÉCNICOS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS.