ESTA PESQUISA ABORDA A INFLUÊNCIA DA CULTURA ESCOLAR COMO FATOR FUNDAMENTAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM. OS OBJETIVOS DA PESQUISA É PERCEBER DE QUE FORMA É CONSTRUÍDA A IDENTIDADE CULTURAL DA ESCOLA. DE FORMA MAIS ESPECÍFICA: CONHECER A PERCEPÇÃO SOBRE MULTICULTURALISMO; IDENTIFICAR A RELAÇÃO ENTRE CULTURA LOCAL E A IDENTIDADE DA ESCOLA; VERIFICAR COMO É INSERIDO O CONTEXTO SOCIAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. QUANTO AO DESENHO, TRATA-SE DE UMA PESQUISA SOCIAL DE CUNHO QUALITATIVO, CLASSIFICADA COMO EXPLORATÓRIA, POIS VISA PROPORCIONAR UMA VISÃO APROXIMADA DO OBJETO DE PESQUISA, ASSIM COMO TAMBÉM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO. O LOCAL DA PESQUISA FOI UMA ESCOLA PARTICULAR LOCALIZADA NO BAIRRO PARQUE MANIBURA, FORTALEZA-CE. OS PARTICIPANTES FORAM DOIS PROFESSORES DO 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E O COORDENADOR PEDAGÓGICO. A COLETA DOS DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO ABERTO. CONCLUI-SE QUE, DENTRO DA CULTURA ESCOLAR DA INSTITUIÇÃO PESQUISADA, A ESCOLA É CAPAZ DE RELACIONAR O CONTEXTO SOCIAL COM AS AÇÕES VOLTADAS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. FOI PERCEBIDO TAMBÉM QUE A FORMAÇÃO DOCENTE É UM FATOR PRIMORDIAL NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO DOCENTE E DA ESCOLA, UMA VEZ QUE A REFLEXÃO É INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DE UM PENSAMENTO CRÍTICO, IMBUINDO OS SUJEITOS DE COMPETÊNCIA PARA AGIR DE FORMA CONSCIENTE NA SOCIEDADE E NAS RELAÇÕES CULTURAIS.