O PRESENTE ESTUDO VISOU, A PARTIR DE DADOS OFICIAIS, TRAÇAR UM PANORAMA DO REGISTRO DE INSERÇÃO E PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES SURDOS NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA REGIÃO NORDESTE. A PARTIR DESTE CENÁRIO, INTERESSOU-NOS PESQUISAR ACERCA DA SITUAÇÃO DESTES, MAIS ESPECIFICAMENTE: IDENTIFICAR O ANO DE INGRESSO, GÊNERO, CURSO, CAMPI, SE O REFERIDO ALUNO (A) CONTA COM SUPORTE DE TRADUTOR/INTÉRPRETE DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (TILS) E, AINDA, SITUAÇÃO DA MATRÍCULA. PARA ISSO, FIZEMOS UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E UM ESTUDO DE NATUREZA QUALI-QUANTITATIVO. CONCERNENTE ÀS ANÁLISES DOS DADOS ORIUNDOS DO E-SIC, DIVIDIMOS OS RESULTADOS NAS SEGUINTES CATEGORIAS: RETORNOS À CONSULTA E DADOS APRESENTADOS. DOS 11 INSTITUTOS QUE COMPÕEM A REGIÃO NORDESTE, 7 RESPONDERAM, 3 NÃO RESPONDERAM E 1 PEDIU PRORROGAÇÃO, MAS, APÓS O PRAZO, NENHUMA RESPOSTA FOI RECEBIDA. PARA A SEGUNDA CATEGORIA, QUE DESTACOU O ANO DE INGRESSO DOS ESTUDANTES SURDOS NA INSTITUIÇÃO, QUAL GÊNERO, CURSO, CAMPI SE HAVIA TILS E QUAL A SITUAÇÃO DE MATRÍCULA, OBTIVEMOS RESPOSTAS COMPLETAS DE APENAS QUATRO INSTITUIÇÕES: IFAL, IFPI, IFSPE E IFCE. ONDE ESTÃO OS SURDOS? PERCEBEMOS QUE ELES ESTÃO EM TODOS OS LUGARES, TENTANDO SE FAZER PRESENTES. OS LUGARES EDUCACIONAIS SÃO DE TODOS E PARA TODOS, FICA CLARO QUE É PRECISO TONAR EVIDENTE AS INFORMAÇÕES SOBRE ESSE PÚBLICO. PODEMOS COMEÇAR RECOMENDANDO FORTEMENTE QUE SEJAM FEITOS REGISTROS FIDEDIGNOS E SISTEMATIZADOS DAS INFORMAÇÕES SOBRE OS ESTUDANTES SURDOS EM PLATAFORMAS DE INFORMAÇÕES COMO A NILO PEÇANHA.