ESSE ENSAIO OBJETIVA REFLETIR E ANALISAR A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES (AS) DA INFÂNCIA E SUAS INTERFACES COM A EXPERIÊNCIA DO BRINCAR COMO AMBIENTE DIALÓGICO ENTRE O PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER. ISTO PORQUE O DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO NÃO É RESULTADO DE DETERMINAÇÕES GENÉTICAS, MAS DA APROPRIAÇÃO DA CULTURA PRODUZIDA PELA HUMANIDADE. DE MODO PARTICULAR, PREOCUPA-SE EM REFLETIR SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES (AS) QUE ATUAM COM CRIANÇAS, PRESERVANDO NO ENSINO A ATIVIDADE LÚDICA QUE É ESSENCIAL À CRIANÇA NAS ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO E, ANALISAR O BRINCAR ENQUANTO MANIFESTAÇÃO DO PROTAGONISMO COMPARTILHADO ENTRE CRIANÇAS E CRIANÇAS E CRIANÇAS E PROFESSORES (AS), UMA VEZ QUE O PENSAMENTO DO SUJEITO É CONSTRUÍDO À MEDIDA QUE CONVIVE COM O OUTRO, QUE SE RELACIONA COM O OUTRO. A METODOLOGIA DE CUNHO TEÓRICO E BIBLIOGRÁFICO FUNDAMENTA-SE EM AUTORES CRÍTICOS EM TORNO DA PROPOSIÇÃO VYGOTSKYANA, A FIM DE AMPLIAR OS OLHARES VOLTADOS AO BRINCAR ENQUANTO PROCESSO DE INTERAÇÃO, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO. OS RESULTADOS APONTAM PARA A NECESSIDADE DA AMPLIAÇÃO DOS HORIZONTES FORMATIVOS DOCENTES POR MEIO DA REFLEXÃO CRÍTICA E DA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL À LUZ DE NOVAS EXPERIÊNCIAS BRINCANTES ENVOLVIDAS POR RISOS, AVENTURA FASCINANTE DA DESCOBERTA E DO PROTAGONISMO COMPARTILHADO.