A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) É TEMA DE GRANDE REPERCUSSÃO NACIONAL EM RAZÃO DA SUA AMPLA ABRANGÊNCIA E CONSEQUÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO, PRINCIPALMENTE POR SUAS RECENTES ALTERAÇÕES, QUE TÊM DESENCADEADO PROCESSOS DE ADEQUAÇÃO EM NÍVEIS ESTADUAIS E MUNICIPAIS. NESTE CONTEXTO, CABE VERIFICAR QUAIS CONTRIBUIÇÕES AS TECNOLOGIAS DIGITAIS PODEM OFERECER, NO QUE SE REFERE AO ENVOLVIMENTO PARTICIPATIVO DOS SEGMENTOS DA SOCIEDADE NA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS? PARA ALCANÇAR SUBSÍDIOS, NESTE SENTIDO, DEFINIU-SE COMO OBJETIVO ANALISAR A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE FORMULAÇÃO DO DOCUMENTO QUE REGULAMENTA A BNCC NA ESFERA MUNICIPAL. A RELEVÂNCIA DESTE ESTUDO FINCA-SE NO FATO DE QUE ESTE DOCUMENTO GUIARÁ A EFETIVAÇÃO DE UM PROJETO DE SOCIEDADE, ALCANÇANDO DIRETAMENTE TODAS AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO. DESSE MODO, BUSCOU-SE APORTE NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, COM ABORDAGEM QUALITATIVA. COMO RESULTADOS DESTACA-SE O OBSERVÁVEL POTENCIAL DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM DEMOCRATIZAR A PARTICIPAÇÃO DOS SUJEITOS NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS.