O BAIXO NÍVEL DO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NO BRASIL, EVIDENCIADO EM PESQUISAS ESPECIALIZADAS, NÃO TEM PERMITIDO O DOMÍNIO E FLUÊNCIA NECESSÁRIA PARA A CONQUISTA DE ESPAÇO E DE TRABALHO AOS PROFISSIONAIS DE DIFERENTES SEGMENTOS. NESTE SENTIDO, ESSE ESTUDO, DESENVOLVIDO COM BASE NA TESE DE MESTRADO DO MESMO AUTOR E COM O MESMO TÍTULO, TEVE COMO OBJETIVO, APRESENTAR OS PRINCIPAIS FATORES QUE POSSIBILITAM AOS PROFESSORES DE INGLÊS DO CURSO DE LETRAS, FORMAREM PROFISSIONAIS CRÍTICOS E QUE APERFEIÇOEM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, PARA QUE O ÍNDICE DE PROFICIÊNCIA EM INGLÊS (EPI) APRESENTE UMA MELHORA. PELA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA REALIZADA FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR QUE, DENTRE OS DIVERSOS FATORES QUE INFLUENCIAM NEGATIVAMENTE O NÍVEL DO ENSINO DA LÍNGUA, DESTACAM-SE: A FALTA DE FORMAÇÃO ADEQUADA DE PROFESSORES; QUANTIDADE DE HORAS INSUFICIENTE SOBRE A MATÉRIA NO CURRÍCULO DO CURSO DE LETRAS, METODOLOGIAS DE ENSINO INADEQUADAS E A FALTA DE RECURSOS NECESSÁRIOS. FOI REALIZADA, AINDA, UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA, EM QUE OS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS DA FAFICA – PE PUDERAM EXPOR SUAS OPINIÕES QUANTO AOS FATORES QUE TÊM IMPACTO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA NO CURSO DE LÍNGUAS. AS PRINCIPAIS CONSIDERAÇÕES MENCIONADAS PELOS ENTREVISTADOS SUGEREM QUE O ENSINO DE INGLÊS NECESSITA DE PROFESSORES CRÍTICOS E REFLEXIVOS, METODOLOGIA ADEQUADA; UMA ABORDAGEM COMUNICATIVA QUE PERMITA QUE AS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM OCORRAM EM DIFERENTES ATIVIDADES E AMBIENTES PARA QUE OS ALUNOS SEJAM CAPAZES DE INTERAÇÃO COM OUTROS FALANTES E USUÁRIOS DA LÍNGUA, DENTRE OUTRAS.