DESCREVE-SE A ATUAÇÃO DO DOCENTE INDÍGENA NA PROMOÇÃO DO CURRÍCULO INTERCULTURAL EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS (SRM) IMPLANTADA NA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA TUXAUA ANTONIO HORÁCIO – COMUNIDADE BOCA DA MATA, PACARAIMA - RORAIMA. O OBJETIVO GERAL TEM COMO FOCO: ANALISAR AS PRÁTICAS DE INCLUSÃO NO CURRÍCULO INTERCULTURAL DESENVOLVIDAS NAS SRM EM ESCOLAS INDÍGENAS. UM DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS ESTÁ DIRECIONADO EM: IDENTIFICAR A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES REFERENTE AO CURRÍCULO INTERCULTURAL E SUA INSERÇÃO SOCIAL PARA AS PRÁTICAS DE INCLUSÃO. APOIA-SE NOS PRESSUPOSTOS NA PSICOLOGIA HISTÓRICO – CULTURAL INTEGRADO AOS ESTUDOS CULTURAIS. OS RESULTADOS DESCREVE COMO O DOCENTE DA ESCOLA INDÍGENA COMPREENDE AS PRÁTICAS INCLUSIVAS E DE COMO ESTAS ESTÃO INTEGRADAS NO CURRÍCULO INTERCULTURAL PARA METODOLOGIA DO AEE. ANALISA-SE TAMBÉM O CONHECIMENTO QUE O DOCENTE POSSUI REFERENTE AOS PROCESSOS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DURANTE O AEE AO INTEGRAR TEMAS DO CURRÍCULO INTERCULTURAL ESCOLAR NO JUNTO AO ALUNO NEE. OPTA-SE TAMBÉM PARA A PESQUISA ETNOGRÁFICA POR ESTAREM PROPONDO A ANÁLISE DE INTEGRAÇÃO, SOCIALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DE ALUNOS NEE EM ÁREAS INDÍGENAS, CONSIDERANDO SEUS OS ASPECTOS CULTURAIS, VALORES E PRÁTICAS SOCIAIS E EDUCACIONAIS. OS RESULTADOS APONTAM QUE HÁ COMPROMISSO PARA ATUAÇÃO DO AEE, E AS ATIVIDADES SÃO DESENVOLVIDAS CONFORME AS APRENDIZAGENS ADQUIRIDAS AO LONGO DA FORMAÇÃO ACADÊMICA E PRINCIPALMENTE NA FORMAÇÃO AUTODIDATA, NO QUAL SE FAZ IMPRESCINDÍVEL A FORMAÇÃO PARA O AEE.