ESTE TRABALHO APRESENTA UMA PESQUISA DE MESTRADO ACERCA DO USO DE PROBLEMAS DE OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA COM FOCO NA FORMAÇÃO INCIAL DE PROFESSORES. O OBJETIVO FOI ANALISAR A CONTRIBUIÇÃO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS OLÍMPICOS, ALIADA AO CONTEXTO DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS E DIDÁTICA PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. FOI UTILIZADO COMO METODOLOGIA DE PESQUISA A ENGENHARIA DIDÁTICA, DANDO ÊNFASE À DE FORMAÇÃO. OS PARTICIPANTES DA PESQUISA FORAM ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFCE. A TEORIA DE ENSINO ADOTADA FOI A TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS E SUAS DIALÉTICAS APLICADAS EM SITUAÇÕES DIDÁTICAS. TEVE-SE COMO SUPORTE TEÓRICO, A DIDÁTICA PROFISSIONAL PARA EXAMINAR A DIMENSÃO COGNITIVA DA ATIVIDADE PROFISSIONAL DO PROFESSOR E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS. DURANTE A APLICAÇÃO DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS FOI UTILIZADO O SOFTWARE GEOGEBRA COMO AUXÍLIO NA VISUALIZAÇÃO E CRIATIVIDADE AO RESOLVER O PROBLEMA, NESSE MOMENTO FOI POSSÍVEL OBSERVAR E COLETAR AS AÇÕES E PERCEPÇÕES DOS LICENCIANDOS NO MOMENTO DAS SITUAÇÕES INESPERADAS QUE SE DEPARARAM. POR FIM, OS PARTICIPANTES VIVENCIARAM SITUAÇÕES DIDÁTICAS EM PROL DE SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL, ALÉM DISSO, FORAM INCENTIVADOS A INSERIR EM SUA PRÁTICA DE ENSINO O USO DE PROBLEMAS DE OLIMPÍADAS EM ALA DE AULA.