O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO SISTEMA EDUCACIONAL NO BRASIL, APONTANDO OS ASPECTOS CENTRAIS PARA A SUA EMERSÃO NO PAÍS, BEM COMO, OS DESAFIOS E ENTRAVES POSTOS À EDUCAÇÃO NORTEADA PELAS DIRETRIZES DO PROJETO DE ESTADO NEOLIBERAL, DESTACANDO, OS PROBLEMAS CONCERNENTES A ESTRUTURA FÍSICA E HUMANA DAS ESCOLAS E A RELAÇÃO ENTRE DISCENTE-PROFESSOR. EM TERMOS METODOLÓGICOS, O TEMA PROPOSTO POR ESTE ARTIGO FOI OBJETO DE ESTUDO DESENVOLVIDO NO MESTRADO EM LINGUÍSTICA E ENSINO, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB), REALIZADO POR MEIO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E COM ABORDAGEM PREDOMINANTEMENTE QUALITATIVA DE ANÁLISE. ADEMAIS, ESTE ARTIGO TAMBÉM É FRUTO DAS EXPERIÊNCIAS E APREENSÕES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO LIGADO AO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL, DA UFPB, INTITULADO: “O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA (PBF) E SUAS CONDICIONALIDADES NA EDUCAÇÃO: O ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO DOS (AS) ALUNOS (AS) EM DESCUMPRIMENTO NA ESCOLA MUNICIPAL NAZINHA BARBOSA DA FRANCA”, QUE DESENVOLVE ATIVIDADES JUNTO AO ALUNADO E SUAS FAMÍLIAS, NA ESCOLA MUNICIPAL NAZINHA BARBOSA DA FRANCA, LOCALIZADA NA CIDADE DE JOÃO PESSOA, NO ESTADO DA PARAÍBA. MEDIANTE O ESTUDO, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE, PARA QUE A EDUCAÇÃO COMO DIREITO SE REALIZE, É PRIMORDIAL QUE A PERSPECTIVA MERCADOLÓGICA DA EDUCAÇÃO SEJA SUBSTITUÍDA POR UMA CONCEPÇÃO VOLTADA PARA A FORMAÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS E PROPOSITIVOS QUE ASSEGURE A QUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE, ESCOLAS COM ESTRUTURAS FÍSICAS E CONDIÇÕES ADEQUADAS DE FUNCIONAMENTO.