DESDE O SURGIMENTO DA HUMANIDADE, A ARTE MARCA A HISTÓRIA DO HOMEM COMO FORMA DE EXPRESSÃO, COMUNICAÇÃO E PRODUÇÃO, RAZÃO PELA QUAL É CONSIDERADA UMA ÁREA DE CONHECIMENTO IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO. MESMO COMPONDO O CURRÍCULO ESCOLAR E CONTRIBUINDO PARA PROMOVER HABILIDADES CRIATIVAS E FORMAÇÃO DO CIDADÃO CRÍTICO, O ENSINO DE ARTES TEM DIVIDIDO ESPAÇO COM AS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, PRINCIPALMENTE ENTRE OS JOVENS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. NESSA PERSPECTIVA, O PRESENTE TRABALHO TEM O PROPÓSITO DE APRESENTAR ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ARTES NO SÉCULO XXI, CONSIDERANDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E AS POSSIBILIDADES DE INTEGRAÇÃO ENTRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E OS PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS ADOTADOS NO COMPONENTE CURRICULAR ARTE NA EDUCAÇÃO DE NÍVEL MÉDIO. A PESQUISA, ORIUNDA DA PRÁTICA DOCENTE, É FUNDAMENTADA EM PERCEPÇÕES DE ESPECIALISTAS NA ÁREA, A EXEMPLO DE BARBOSA (2002, 2009), FERRAZ E FUSARI (2009), FISHER (1983), ALÉM DE DOCUMENTOS QUE NORTEIAM A EDUCAÇÃO NO BRASIL, COMO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCNS) E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE ESTUDO, OPTAMOS PELA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CUNHO QUALITATIVO-INTERPRETATIVO, POR ATENDER AOS OBJETIVOS PROPOSTOS, TENDO EM VISTA SER UMA INVESTIGAÇÃO QUE CIRCULA EM TORNO DA PRÁTICA DOCENTE COM A FINALIDADE DE REFLETI-LA E INTERVIR, COM VISTAS À APERFEIÇOÁ-LA. COMO RESULTADOS, SÃO APRESENTADAS POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE ARTES, DE MODO A PROPORCIONAR MELHORIAS AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DO JOVEM INSERIDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA.