ESTA PESQUISA SE DEU A PARTIR DE ESTUDOS REFLEXIVOS E VIVÊNCIA DE OBSERVAÇÃO E SEMIRREGÊNCIA DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I, DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS - IFNMG. DURANTE O ESTÁGIO, TEVE-SE ACESSO AO COTIDIANO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE SALINAS/MG, ONDE OCORREU A PESQUISA, ESPECIFICAMENTE, NUMA TURMA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. NO DECORRER DAS ATIVIDADES, NOTOU-SE BAIXO DESEMPENHO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DESTA. DIANTE DESSA CONJUNTURA, A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE O SISTEMA DE PROGRESSÃO CONTINUADA (PC), IDENTIFICAR AÇÕES QUE POSSIBILITEM OU NÃO A PROGRESSÃO CONTINUADA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS; VERIFICAR SE HOUVE E COMO SE DEU A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS PARA A APLICABILIDADE DESSE SISTEMA; VERIFICAR COMO AS AVALIAÇÕES DE APRENDIZAGEM FORAM ELABORADAS, APLICADAS E TAMBÉM COMO O PROFESSOR LIDA COM TAIS RESULTADOS NO PROCESSO DE PC. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI QUALITATIVA, POR MEIO DO ESTUDO DE CASO. OS DADOS FORAM COLETADOS POR QUESTIONÁRIO, COM A PARTICIPAÇÃO DE SETE PROFESSORES, SUJEITOS DA INVESTIGAÇÃO. A ANÁLISE QUALITATIVA DOS DADOS MOSTRA QUE A MAIORIA DOS PROFESSORES TEM UMA VISÃO DESACREDITADA DO SISTEMA DE PROGRESSÃO CONTINUADA, POIS, PARA ELES, ESSE SISTEMA NÃO FOI IMPLANTADO DE MODO QUE O FOCO PRINCIPAL SEJA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. TODOS ALEGAM QUE NÃO FORAM SUBMETIDOS A QUALQUER TREINAMENTO OU FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A APLICABILIDADE DA PC, TIVERAM QUE SE ADAPTAR SEM QUALQUER ORIENTAÇÃO.