ESTE TRABALHO APRESENTA ALGUMAS DISCUSSÕES ACERCA DA IMPORTÂNCIA EM RECONHECER E ADOTAR CONCEPÇÕES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ESPECIFICAMENTE EM TURMAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. A PESQUISA TEM COMO OBJETIVO ANALISAR QUAIS AS CONCEPÇÕES DE TEXTO VEICULADAS NO LIVRO DIDÁTICO DA COLEÇÃO “PORTUGUÊS: LINGUAGENS”, VOLUME I, DESTINADA A ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO E ADOTADA EM TURMAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO NORMAL (PEDAGÓGICO). TENDO COMO APORTES TEÓRICOS, OS DOCUMENTOS OFICIAIS COMO AS ORIENTAÇÕES E OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO (2000;2006) E ALGUNS ESTUDOS SOBRE TEXTO E LEITURA, A EXEMPLO DE ANTUNES (2003; 2010); JURADO E ROJO (2006); GERALDI (1997; 2006); LAJOLO (1996; 2009) . A ABORDAGEM METODOLÓGICA BASEOU-SE NO MÉTODO QUALITATIVO DE ANÁLISE DOCUMENTAL. OS RESULTADOS DA ANÁLISE APONTAM QUE O LIVRO APRESENTA CONCEPÇÕES DIVERSAS DE TEXTOS, CONFIGURANDO-SE, EM CERTOS MOMENTOS, COMO UM SUPORTE SIGNIFICATIVO EM TERMOS DE CONTEÚDO, PORÉM APRESENTA ALGUMAS LACUNAS NA FORMULAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS, O QUE RESULTA NA LIMITAÇÃO DE ALGUMAS ABORDAGENS.