O USO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA DE APRENDIZADO DE GENÉTICA NO ENSINO MÉDIO-TÉCNICO-INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS, CAMPUS MACEIÓ, É UM PROJETO DE PESQUISA, DESENVOLVIDA NOS ANOS DE 2016 E 2017, QUE TEM COMO OBJETIVO PRIMORDIAL, CRIAR JOGOS QUE FACILITEM O APRENDIZADO DE CONTEÚDOS DE GENÉTICA CONSIDERADOS DE DIFÍCIL APRENDIZADO PELOS ALUNOS. OS JOGOS FORAM APLICADOS ÀS TURMAS DE 2º E 3º ANOS DOS CURSOS TÉCNICOS-INTEGRADOS. EM SUA METODOLOGIA SÃO USADOS MATERIAIS SIMPLES, DE BAIXO CUSTO E DE FÁCIL OBTENÇÃO. OS CONTEÚDOS ABORDADOS SÃO: GRUPOS SANGUÍNEOS, FILOGENÉTICA E PROBABILIDADE. CADA JOGO TEM OBJETIVOS BEM DEFINIDOS PORÉM, PODEM SER ADAPTADOS POR QUAISQUER OUTRAS DISCIPLINAS. RESULTADOS QUANTITATIVOS DE APRENDIZAGEM FORAM ALCANÇADOS, HAVENDO AUMENTO GERAL DE PONTUAÇÃO NAS AVALIAÇÕES APLICADAS APÓS A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS, REFERENDANDO QUE BRINCAR NÃO É PERDA DE TEMPO, PODENDO SER UM ALIADO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.