A PROPOSTA DO PRESENTE ARTIGO É DISCUTIR E REFLETIR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE CONECTADA COM A DIVERSIDADE SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. A DIVERSIDADE REQUER O DIREITO AO ACESSO DE TODOS OS CIDADÃOS À EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FORMA UNIVERSAL. O OBJETIVO PRINCIPAL É REFLETIR E DEBATER SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, CONDUZINDO A DISCUSSÃO PARA O CAMINHO DA CIDADANIA, DE UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS, ESTENDENDO O DEBATE PARA A FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL, BUSCANDO A CONSCIENTIZAÇÃO DE UMA MELHORIA CONTÍNUA À DIVERSIDADE. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, CUJO MATERIAL ESTÁ DISPOSTO EM LIVROS, ARTIGOS, TESES, DISSERTAÇÕES E ANAIS DE EVENTOS CIENTÍFICOS, DANDO POSSIBILIDADE DO(A) PESQUISADOR(A) ENTRAR EM CONTATO DIRETO COM UM CONTEÚDO CIENTÍFICO JÁ PUBLICADO. O ESTUDO DEMOSTROU SOB A PERSPECTIVA DA DIVERSIDADE, QUE É IMPRESCINDÍVEL TER CONSCIÊNCIA E RECONHECER A NECESSIDADE DA FLEXIBILIDADE DA PRÁXIS PEDAGÓGICA NO DIA A DIA ESCOLAR QUE SE DESENVOLVE DE MANEIRA COMPLEXA, SOBRETUDO, O PROCESSO DE ENSINO DEVE LEVAR AS CRIANÇAS A REFLETIR EM CONFORMIDADE COM PERSPECTIVA DA DIFERENÇA; MESMO PORQUE, COMO PROFESSORES NECESSITAMOS EMPREGAR UMA VISÃO UNIVERSALISTA E CONCEDENTE AO PENSAMENTO HUMANO. COMO RESULTADO, ENTENDEMOS QUE COMO PROFESSOR DEVE CRIAR UMA MEDIAÇÃO ENTRE AS CRIANÇAS EM CONTEXTO COM A DIVERSIDADE POSSIBILITANDO IMPULSIONAR O ALUNO A CONHECER MELHOR AS OUTRAS CULTURAS E VALORES QUE FAZEM PARTE DA NOSSA SOCIEDADE E COMO ELAS SÃO DESENVOLVIDAS. CONCLUÍMOS QUE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PROPÕE MECANISMOS E COMPETÊNCIAS INSERIDAS NA CONSTRUÇÃO DA IGUALDADE GERANDO MENOS PRECONCEITOS.