IMPLICAÇÕES DO PROCESSO AVALIATIVO: INSTRUMENTOS, BENEFÍCIOS E CONSEQUÊNCIAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO
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O OBJETIVO GERAL DESTA PESQUISA FOI REFLETIR O PROCESSO AVALIATIVO SEUS INSTRUMENTOS, BENEFÍCIOS E /OU CONSEQUÊNCIAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: RECONHECER O PROCESSO DE AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO MEDIADOR DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E UMA ESCOLA DE QUALIDADE; IDENTIFICAR AS POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS DO MODELO AVALIATIVO TENDO COMO FOCO A CONSTRUÇÃO DO SABER COLETIVO E CONSTRUTIVO; APONTAR CAMINHOS AVALIATIVOS JUNTO AOS PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A PRÁTICA AVALIATIVA QUE CONSIDERAM IDEAL/EFICAZ DENTRO DAS POSSIBILIDADES DE SUA REALIDADE EDUCACIONAL. TRATA-SE DE UMA PESQUISA NUMA ABORDAGEM DE PESQUISA QUALITATIVA E EXPLORATÓRIA. BEM COMO UMA PESQUISA DE CAMPO, DESCRITIVA E BIBLIOGRÁFICA. APRESENTANDO DADOS DE UM QUESTIONÁRIO APLICADO COM 9 DOCENTES E OUTROS QUESTIONÁRIO COM FOCO NAS RESPOSTAS DE 10 ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 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As discussões estão situadas em torno dos instrumentos, processos e implicações que a avaliação tem para os sujeitos, os índices e a produção do conhecimento. Observa-se que, na maioria das vezes, a avaliação serve para apontar a insuficiência de rendimentos dos alunos, em que a qualidade fica expressa nos indicadores educacionais. Por esse modelo, os instrumentos avaliativos são postos a serviço de apontar a não-qualidade educacional, a partir de seus resultados numéricos. <br />\r\n Novos direcionamentos para pensar a avaliação podem pautar-se, por exemplo, em estratégias colaborativas em que a qualidade não esteja expressa exclusivamente em números, mas em um sistema formativo que envolva as diferentes etapas dos processos de ensino e aprendizagem até a chegada à avaliação. 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