A ESCOLA E TODOS OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, BEM COMO OS ALUNOS E A FAMÍLIA DESTES PRECISAM REPENSAR A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO COMO FORMA DE PROMOVER A AUTONOMIA E A CIDADANIA DOS QUE DELA NECESSITAM E NÃO FICAR SUBJUGADOS A MODELOS PREDEFINIDOS COMO SE FOSSEM A FÓRMULA FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. O OBJETIVO GERAL DESTA PESQUISA FOI REFLETIR O PROCESSO AVALIATIVO SEUS INSTRUMENTOS, BENEFÍCIOS E /OU CONSEQUÊNCIAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: RECONHECER O PROCESSO DE AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO MEDIADOR DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E UMA ESCOLA DE QUALIDADE; IDENTIFICAR AS POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS DO MODELO AVALIATIVO TENDO COMO FOCO A CONSTRUÇÃO DO SABER COLETIVO E CONSTRUTIVO; APONTAR CAMINHOS AVALIATIVOS JUNTO AOS PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A PRÁTICA AVALIATIVA QUE CONSIDERAM IDEAL/EFICAZ DENTRO DAS POSSIBILIDADES DE SUA REALIDADE EDUCACIONAL. TRATA-SE DE UMA PESQUISA NUMA ABORDAGEM DE PESQUISA QUALITATIVA E EXPLORATÓRIA. BEM COMO UMA PESQUISA DE CAMPO, DESCRITIVA E BIBLIOGRÁFICA. APRESENTANDO DADOS DE UM QUESTIONÁRIO APLICADO COM 9 DOCENTES E OUTROS QUESTIONÁRIO COM FOCO NAS RESPOSTAS DE 10 ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. NO COTIDIANO ESCOLAR, O QUE USUALMENTE DENOMINA-SE DE AVALIAÇÃO ESTÁ VOLTADO PREDOMINANTEMENTE PARA PROVAS E EXAMES. EMBORA SEJA MUITO CRITICADA, ESSA PRÁTICA É PREPONDERANTE E DENUNCIA UM CONCEITO AINDA APRISIONADO À IDEIA DE VERIFICAÇÃO, QUANDO NA VERDADE DEVERIA SER UM ATO DINÂMICO, PROCESSUAL E COMPARTILHADO.