A SOCIEDADE ATUAL VIVE UM PROCESSO DE REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA QUE COLOCA EM QUESTÃO AS POSSÍVEIS RELAÇÕES DO HOMEM COM SEU MEIO, SEJA ELE FÍSICO OU DIGITAL. ESSE PROCESSO TROUXE À TONA A NECESSIDADE DE SE DISCUTIR O QUANTO O USO DE NOVAS FERRAMENTAS DE FATO AUXILIARIA PARA UMA EDUCAÇÃO PAUTADA NO COTIDIANO DO SUJEITO. UMA DAS FERRAMENTAS QUE PODEM CONTRIBUIR PARA OS AVANÇOS DE UMA APRENDIZAGEM ESCOLAR MAIS SIGNIFICATIVA É A UTILIZAÇÃO DE JOGOS. ASSIM, O OBJETIVO DESTE PROJETO FOI CONSTRUIR E TESTAR UM JOGO DIDÁTICO QUE AUXILIE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DAS AVES DA CAATINGA NAS AULAS DE CIÊNCIAS. PARA TANTO, INICIALMENTE FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO PRÉ-TESTE, QUE TEM POR OBJETIVO DIAGNOSTICAR O CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES SOBRE O TEMA. EM SEGUIDA, FOI REALIZADA A APLICAÇÃO DO JOGO EM DUPLA. APÓS O JOGO, O PÓS-TESTE FOI APLICADO PARA AVALIAR O CONHECIMENTO DO ALUNO E A EFICIÊNCIA DO JOGO COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS DOS QUESTIONÁRIOS PRÉ E PÓS-TESTE INDICARAM UMA BOA ADEQUAÇÃO DO JOGO QUANTO À PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM, BEM COMO, UMA DIFERENÇA DO DESEMPENHO DAS MENINAS EM RELAÇÃO AO DESEMPENHO DOS MENINOS. ASSIM, CONCLUI-SE QUE O JOGO, QUAL É A AVE, É UMA BOA FERRAMENTA DIDÁTICA QUE FACILITA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM QUANTO ÀS AVES DA CAATINGA.