ESTE ARTIGO BUSCA DISCUTIR AS DIMENSÕES QUE O ENSINO DE HISTÓRIA PODE ALCANÇAR ATRAVÉS DO USO DOS TEMAS TRANSVERSAIS (OU TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS ) NAS AÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E/ OU MÉDIO, A SUA RELAÇÃO COM A CONSTRUÇÃO E AS MUDANÇAS NO CURRÍCULO ESCOLAR, ALÉM DA SUA REAL IMPORTÂNCIA PARA OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, DENTRO E FORA DO AMBIENTE ESCOLAR. ATRAVÉS DE UMA BUSCA DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA, ALÉM DE LEITURAS CRÍTICO-REFLEXIVAS, PÔDE-SE ATENTAR PARA A PRESENÇA DE TEMAS TRANSVERSAIS E INTERDISCIPLINARES EM TEXTOS E DOCUMENTOS LEGAIS, DIRECIONADOS NO SENTIDO DE ORIENTAR A EDUCAÇÃO NO BRASIL – ONDE FOCALIZAREMOS NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN) E NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), RESPECTIVAMENTE. NESSE SENTIDO, SALIENTAMOS A NECESSIDADE PROBLEMATIZAR OS CONTEÚDOS QUE FAZEM PARTE DO CURRÍCULO ESCOLAR E A SUAS IMPLICAÇÕES NÃO APENAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, MAS TAMBÉM NA VIDA PESSOAL E/ OU PROFISSIONAL DE DOCENTES E DISCENTES. POR FIM, APRESENTAMOS ALGUMAS CONSIDERAÇÕES REFLEXIVAS SOBRE AS POTENCIALIDADES QUE PODEM SER ALCANÇADAS NO ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DA IMPLEMENTAÇÃO DOS TEMAS TRANSVERSAIS E DE “CONTEÚDOS ATUAIS” AO CURRÍCULO ESCOLAR.