UM DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) NA ATUALIDADE É A EVASÃO DE SEUS ALUNOS, FENÔMENO QUE ATINGE TANTO AS IES PÚBLICAS QUANTO AS PRIVADAS. A PARTIR DESSA CONSTATAÇÃO, O PRESENTE ESTUDO BUSCA VERIFICAR O COMPORTAMENTO DOS ÍNDICES DE EVASÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) NO QUADRIÊNIO 2015-2018. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CASO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL, COM ABORDAGEM DESCRITIVA E QUANTITATIVA. OS DADOS FORAM COLETADOS DOS BANCOS DE DADOS DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO (PROGRAD) E DO NÚCLEO PERMANENTE DE CONCURSOS (COMPERVE), E FORAM TABULADOS E ANALISADOS COM O MICROSOFT EXCEL. OS RESULTADOS INDICAM QUE A EVASÃO ATINGE TODOS OS CURSOS DE LICENCIATURA DA INSTITUIÇÃO, CHEGANDO A UMA EVASÃO DE 100% EM UM DOS CURSOS EM 2015 E A 0% EM OUTRO CURSO EM 2018. A ANÁLISE DOS ÍNDICES DO PERÍODO INDICA QUE UMA TENDÊNCIA DE REDUÇÃO EM PRATICAMENTE TODOS OS CURSOS ESTUDADOS. EM NÚMEROS GLOBAIS A REDUÇÃO NO QUADRIÊNIO APROXIMA-SE DE 55%, O QUE PERMITE INFERIR QUE AS POLÍTICAS ADOTADAS PELA IES ESTÃO IMPACTANDO POSITIVAMENTE NA PERMANÊNCIA DE SEUS ALUNOS.