AS NOVAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO CONTRIBUEM PARA O ENCURTAMENTO DAS DISTÂNCIAS GEOGRÁFICAS E A POTENCIALIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, PERMITINDO, POR EXEMPLO, A PARTILHA DE EXPERIÊNCIAS E DE CONTEÚDOS ANTES INDISPONÍVEIS PELA DISTÂNCIA FÍSICA. CONQUANTO, ESSES ESPAÇOS VIRTUAIS NÃO ESTÃO LIVRES DE ALGUNS PERCALÇOS DAS RELAÇÕES HUMANAS, COMO NO CASO DO CYBERBULLYING, QUE INTERFEREM DE MODO SIGNIFICATIVO NA QUALIDADE DE VIDA DOS ESTUDANTES. PARA TANTO, ESTE TRABALHO, CARACTERIZADO COMO DE CAMPO, EXPLORATÓRIO, QUALITATIVO E QUANTITATIVO E DE CORTE TRANSVERSAL, PROPÕE-SE A INVESTIGAR POR INTERMÉDIO DE UM QUESTIONÁRIO, QUAL A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA (IFPB) – CÂMPUS CAMPINA GRANDE SOBRE AS REDES SOCIAIS COMO ESPAÇOS PROPÍCIOS PARA ATOS DE INDISCIPLINA. OS RESULTADOS APONTAM QUE, PARA 57,69%, AS REDES SOCIAIS SÃO ESPAÇOS PROPÍCIOS PARA INDISCIPLINA, POIS ÀS PRÓPRIAS REDES SOCIAIS SÃO AVALIADAS COMO MEIOS QUE ESTIMULAM TAIS AÇÕES; PELAS ATITUDES DOS PRÓPRIOS INDIVÍDUOS QUE A USAM E POR DIVERSAS CAUSAS QUE SE INTERLIGAM. ESTES RESULTADOS IGUALMENTE ABREM ESPAÇO PARA NOVAS PESQUISAS COMO A INVESTIGAÇÃO DE COMO O IFPB, NA SUA META DE FORMAR OS ESTUDANTES DE MODO INTEGRAL, ABORDA ESSA DEMANDA PREVENTIVA SOBRE O USO DAS REDES SOCIAIS DIGITAIS TEORICAMENTE (POR MEIO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL) E NA PRÁTICA, AO AVERIGUAR AS ATUAÇÕES DE DOCENTES E DA EQUIPE TÉCNICA SOBRE ESSA DEMANDA.