ESTE ESTUDO APRESENTA UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E BUSCA A REFLEXÃO SOBRE AS DEMANDAS EDUCACIONAIS DO SÉCULO XXI, TAIS COMO O SURGIMENTO DE TECNOLOGIAS RESULTANTES DESSE TEMPO. PARA ISSO, É PRECISO QUE REFLITAMOS A ESCOLA QUE ESTÁ SENDO OFERTADA AOS ESTUDANTES, SUAS CONFIGURAÇÕES EM PRÁTICAS VOLTADAS PARA O SÉCULO XX, E ALGUMAS ATÉ PARA O SÉCULO XIX. DAÍ SURGE A INQUIETAÇÃO: COMO A ESCOLA TEM SE ADEQUADO ÀS EXPECTATIVAS CONSIGNADAS EM SEU PAPEL? QUAL A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E DOS ESTUDANTES QUANTO AO DESENVOLVIMENTO DA SUA AUTONOMIA COMO SUJEITOS? ESSE PROCESSO TEM SIDO MARCADO POR QUAIS ENTRAVES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS? EM BUSCA DE ATRELAR CONHECIMENTOS QUE POSSAM DAR SUPORTE PARA UMA INOVAÇÃO DENTRO DA ESCOLA E EM SEU ENTORNO, FAZ-SE NECESSÁRIO UM MERGULHO EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM, PARA MELHOR COMPREENDER COMO PODEM SER DIRECIONADAS AS PERSPECTIVAS QUE AS MESMAS PROPÕEM PARA UMA MUDANÇA NO CENÁRIO EDUCACIONAL.