O OBJETIVO DO ARTIGO É APRESENTAR ALGUMAS REFLEXÕES ACERCA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM REALIZADA PARA DIAGNOSTICAR OS CONHECIMENTOS CONSTRUÍDOS PELOS ESTUDANTES DO BACHARELADO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. ADOTAMOS A METODOLOGIA QUALITATIVA REALIZANDO UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, RECORRENDO A ALGUNS AUTORES QUE DISCUTEM A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR. RECORREMOS A AUTORES COMO VEIGA (2005), LUCKESI (2002), FURLAN (2007), VASCONCELOS (2006 E 2003), BERBEL (2006), FREITAS (1995), KENSKI (2005), MORIN (2000 E 2003), ENTRE OUTROS, ALÉM DISSO, ANALISAMOS O QUE É PROPOSTO NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO E NO REGULAMENTO DOS CURSOS REGULARES DE GRADUAÇÃO DA UFRN. CONCLUI-SE QUE A AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR AINDA ESTÁ VOLTADA AOS ASPECTOS QUANTITATIVOS QUE RESSALTAM OS ERROS E ACERTOS DE MODO QUE SOBREPÕEM À ANÁLISE QUALITATIVA E À ORIENTAÇÃO DO ALUNO. DE MODO QUE É APONTADA A NECESSIDADE DE MUDANÇAS NÃO APENAS NO QUE DIZ RESPEITO AO MÉTODO DE AVALIAR, MAS TAMBÉM AO PROCESSO DIDÁTICO E A POSTURA DOCENTE.