O PRESENTE ESTUDO PRETENDEU ANALISAR A CONTRIBUIÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS- CAMPUS MANAUS ZONA LESTE (IFAM-CMZL) PARA A INCLUSÃO DIGITAL E SOCIAL. ALÉM DISSO, BUSCOU IDENTIFICAR SE A EXCLUSÃO DIGITAL ESTÁ LIGADA A DESIGUALDADE SOCIAL E DEMONSTRAR DE QUE MANEIRA A ESCOLA PODE ATUAR PARA MINIMIZAR A EXCLUSÃO SOCIAL E DIGITAL DOS ESTUDANTES. O TRABALHO EM TELA É RESULTADO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DA AUTORA E FOI REALIZADO NO IFAM-CMZL. UTILIZOU-SE COMO METODOLOGIA O TIPO DESCRITIVO E EXPLORATÓRIO. NA PESQUISA DE CAMPO OPTOU-SE PELA ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA COM O PREENCHIMENTO DE QUESTIONÁRIO ELETRÔNICO E ENTREVISTA. O QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO APLICADO É UM DOS INSTRUMENTOS DE ANÁLISE UTILIZADO PELO SERVIÇO SOCIAL DO IFAM-CMZL PARA AVALIAR A VULNERABILIDADE SOCIAL DO ESTUDANTE DURANTE SELEÇÃO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL. OS PESQUISADOS ESCOLHIDOS FORAM OS ESTUDANTES BENEFICIÁRIOS DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO ANO DE 2016. NESTE SENTIDO, O ESTUDO APRESENTOU COMO UM DOS RESULTADOS, A NECESSIDADE DE COMPREENDER A INTERNET COMO DIREITO HUMANO E SUA GARANTIA COMO UM PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL. COM O ADVENTO DO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO, A SOCIEDADE CAPITALISTA APRESENTOU NOVOS ELEMENTOS QUE EXPRESSAM AS DESIGUALDADES SOCIAIS, COMO A DENOMINADA EXCLUSÃO DIGITAL. ASSIM, INFERIU-SE QUE SE HOUVER A DISPONIBILIDADE DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS COM BASE NO LETRAMENTO DIGITAL, QUEM SABE A ESCOLA DEIXARÁ DE SER UM MOLDE DO SÉCULO XIX NA ERA DIGITAL E PASSARÁ A SER UM LOCAL DE CONSONÂNCIA COM O MUNDO EXTERNO (FORA DOS MUROS DA ESCOLA) QUE HOJE, EM LARGA MEDIDA, JÁ PERTENCE À SOCIEDADE DIGITAL.