A IMPORTÂNCIA DAS DISCUSSÕES DE GÊNERO NO ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS É EVIDENCIADA NA LITERATURA. ESSA PESQUISA BUSCOU NO BANCO DE DISSERTAÇÕES E TESES DA CAPES E EM SITES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO NOTA SEIS E SETE (AVALIAÇÃO QUADRIENAL DA CAPES DE 2017) QUE DISCUTISSEM GÊNERO NA PESQUISA EM FORMAÇÃO DOCENTE. PARA A ANÁLISE DOCUMENTAL FORAM UTILIZADAS UNIDADES DE REGISTRO COM BASE NO REFERENCIAL DE BARDIN. OS TRABALHOS ENCONTRADOS E ANALISADOS NESTA PESQUISA EVIDENCIAM QUE EM SUA MAIORIA SÃO PESQUISAS DIAGNÓSTICA, REVISÕES TEÓRICAS DA INSERÇÃO DO GÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR, TRABALHOS QUE RELACIONAM A TEMÁTICA COM FORMAÇÃO DOCENTE. BUSCAMOS APRESENTAR COM ESSA PESQUISA O PANORAMA DE DISSERTAÇÕES E TESES QUE INVESTIGAM GÊNERO NA FORMAÇÃO DOCENTE NOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO BRASILEIROS, COM ENFOQUE A GÊNERO ATRELADA A PRÁTICA DOCENTE. ACREDITAMOS QUE POR MEIO DA FORMAÇÃO DOCENTE É POSSÍVEL PROPORCIONAR UM ENSINO MAIS EQUÂNIME E FORNECER CONHECIMENTO PARA QUE ALUNOS E PROFESSORES E CONSEQUENTEMENTE A SOCIEDADE SE AFASTE DO SENSO COMUM