O TRABALHO É PARTE DE UMA PESQUISA DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO QUE OBJETIVA VER OS SENTIDOS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS DISCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. UTILIZADA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COMO INSTRUMENTO METODOLÓGICO, FORAM LEVANTADAS ALGUMAS OBRAS E FEITO BUSCAS DE PESQUISADORES QUE TRABALHAM COM A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA, PESQUISAS SOBRE A POTENCIALIDADE DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA CONSTRUIR CIDADÃOS. ESTE TRABALHO CONSISTE EM UMA REFLEXÃO ACERCA DE ALGUMAS PESQUISAS QUE ENFOCAM A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA POR MEIO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO. UM DOS FOCOS SÃO PROCESSOS DE APRENDIZAGENS EM DIREITOS HUMANOS CONSTRUÍDOS EM ESPAÇOS SOCIAIS COLETIVOS, PARTICIPATIVOS, ONDE A APRENDIZAGEM NÃO É GERADA EM ESTRUTURAS FORMAIS DE ENSINO ESCOLAR, MAS SIM NO CAMPO DA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, ONDE SE FORMAM SUJEITOS CIDADÃOS. RESGATA A ESTRUTURA LEGISLATIVA E JUDICIÁRIA QUE GARANTEM, NEM QUE SEJA APENAS NO PAPEL, OS DIREITOS HUMANOS ESSENCIAIS. SÃO ANALISADOS DOCUMENTOS EM PLANOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO QUE ORIENTAM E ESTABELECEM SOBRE COMO A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PRECISAM ESTAR PRESENTES EM TODAS AS ESTRUTURAS DE ENSINO PARA SE FORMAR UM CIDADÃO. REITERA A IMPORTÂNCIA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO PARTICIPATIVO NAS QUESTÕES DE NECESSIDADE COLETIVA, CONSTRUINDO ASSIM CIDADANIA DENTRO DA UNIVERSIDADE E NO ENTORNO DELA. TRATA DA PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO UM ESPAÇO SOCIAL QUE POSSIBILITE INSTITUIR SUJEITOS PARTICIPANTES, PASSANDO PELO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA DOS DIREITOS HUMANOS, CRIANDO E DESENVOLVENDO A CONSCIÊNCIA DE CIDADÃO NA TROCA COLETIVA COM O OUTRO.