Artigo E-book IV CONIDIH / 2ª Edição 2019

E-books

ISBN: 978-65-86901-05-4

Visualizações: 465
PROJETO INTEGRADOR EM DIREITOS HUMANOS: EDUCAÇÃO, FEMINISMO E CONDIÇÃO CARCERÁRIA DE MULHERES

Palavra-chaves: DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, FEMINISMO, , E-book AT 02: Grupos Vulnerabilizados e as Violações Contra os Direitos Humanos: o Desafio do Diálogo Democrático Para a (Re)construção da Cidadania Publicado em 12 de junho de 2020

Resumo

A PARTIR DA NECESSIDADE DE DESENVOLVIMENTO DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DE DISCENTES DO CURSO DE DIREITO, ORIENTAMOS O PROJETO INTEGRADOR DA FACULDADE DE PINHAIS NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019. BUSCAMOS PROMOVER A REFLEXÃO SOBRE “FEMINISMOS E A REALIDADE DA MULHER NO CÁRCERE”A FIM DE DESPERTAR ENTRE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO A EMPATIA E A IMPORTÂNCIA SOCIAL DO TEMA. ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO RETRATAR A EXPERIÊNCIA ETNOGRÁFICA PEDAGÓGICA QUE TEVE COMO FIO CONDUTOR A ALTERIDADE E SE DESENVOLVEU EM ATIVIDADES TEÓRICAS E PRÁTICAS. NÃO OBSTANTE O PROJETO TENHA ENVOLVIDO UMA VISITA AO COMPLEXO PENAL DE PIRAQUARA, NO PRESENTE RELATO NOS LIMITAREMOS A EXPOR A EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM OS(AS) ESTUDANTES DO CURSO DE DIREITO ANTES E DEPOIS DO LEVANTAMENTO DE QUESTÕES E DADOS SOBRE FEMINISMO E DIREITOS DAS MULHERES ENCARCERADAS. A PERGUNTA CENTRAL DESTE TRABALHO É “QUAL FOI O IMPACTO ENTRE OS(AS) DISCENTES DO PROJETO INTEGRADOR EM DIREITOS HUMANOS AO ESTUDAR O FEMINISMO E DADOS SOBRE MULHERES ENCARCERADAS?”. PARA RESPONDÊ-LA, EXPLICAREMOS EM QUE CONSISTE O PROJETO INTEGRADOR; QUAIS ATIVIDADES FORAM REALIZADAS E COM QUE METODOLOGIA DIDÁTICA; E, POR FIM, “O QUE” E “DE QUE MODO” A TURMA SE EXPRESSOU AO FINAL DO SEMESTRE. O RESULTADO QUE OBSERVAMOS NAS FALAS DOS(AS) ESTUDANTES FOI A MUDANÇA NOS DISCURSOS SOBRE DIREITOS HUMANOS DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE CÁRCERE, A COMPREENSÃO DO FEMINISMO COMO UM MOTOR DE MUDANÇA SOCIAL E A DIFUSÃO DA ALTERIDADE E EMPATIA ATRAVÉS DO USO E APLICAÇÃO DO TERMO “SORORIDADE”.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • JACQUELINE LOPES PEREIRA

    Sou uma das autoras deste artigo e gostaria de saber se é permitida a publicação do mesmo trabalho em obra coletiva , pois recebemos uma proposta, mas não temos certeza se o IV CONIDIH exige que o artigo permaneça exclusivo. Obrigada!

    28/06/2021 20:23:30

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.