Artigo E-book IV CONIDIH / 2ª Edição 2019

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ISBN: 978-65-86901-05-4

PACTO UNIVERSITÁRIO DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (EDH): CONTEXTO, PLURALIDADE E DIVERSIDADE NA IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Palavra-chaves: DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA, POLÍTICAS PÚBLICAS, IFTM, E-book AT 07: Política Educacional e Diversidade Social e Cultural: Desafios das Políticas Públicas em Educação e Efetivação dos Direitos Humanos Publicado em 12 de junho de 2020

Resumo

A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (EDH) PROMOVE O ENTENDIMENTO DE QUE É UMA REALIDADE SOCIAL E DEMANDA O RESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS NA SOCIEDADE. O PACTO UNIVERSITÁRIO DE EDH SURGE A PARTIR DOS MARCOS LEGAIS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 E DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL COMO UM ACORDO DE COOPERAÇÃO EM QUE AS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS EM SEU PAPEL DE INSTITUIÇÕES SOCIAIS IRRADIADORAS DE CONHECIMENTOS E NOVAS PRÁTICAS, ASSUMINDO ASSIM UM COMPROMISSO COM A FORMAÇÃO CRÍTICA E A MUDANÇA HISTÓRICA DA SOCIEDADE RELACIONADA AOS DIREITOS HUMANOS. O PRESENTE ARTIGO SE PROPÕE A DISCUTIR A IMPLANTAÇÃO DO PACTO UNIVERSITÁRIO DE EDH NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO - IFTM EM 2017, O TRABALHO DESENVOLVIDO RELACIONADO ÀS TEMÁTICAS DOS DIREITOS HUMANOS E DOCUMENTOS PERTINENTES. OS RESULTADOS TRATAM DO CUMPRIMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS REALIZADAS PELO IFTM, PARA A COMUNIDADE ACADÊMICA, A PARTIR DA FORMALIZAÇÃO DO ACORDO DE COOPERAÇÃO.

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